Topo

Papa Francisco afirma que tempo para achar soluções para o clima "está se esgotando"

11/12/2014 11h49

O papa Francisco alertou os países participantes da Cúpula do Clima, em Lima, no Peru, que o tempo para encontrar soluções para a mudança climática "está se esgotando".

Esta foi a mensagem enviada ao ministro do Meio Ambiente peruano e presidente da Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP20), Manuel Pulgar Vidal, divulgada nesta quinta-feira (11) pelo escritório de imprensa do Vaticano.

"O tempo para encontrar soluções globais está se esgotando. Só poderemos achar soluções adequadas se atuarmos juntos. Existe, portanto, uma clara, definitiva e inadiável ética de atuar", asseverou o pontífice.

Para Francisco, a luta contra aquecimento global "será possível unicamente com uma responsável resposta coletiva, que supere interesses e comportamentos individuais e seja desenvolvida livre de pressões políticas e econômicas".

O pontífice acrescentou que uma resposta coletiva também pode ser capaz "de superar a desconfiança e promover uma cultura de solidariedade, do encontro e do diálogo, capaz de mostrar a responsabilidade de proteger o planeta e a família".

Na mensagem, o pontífice argentino expressou sua "proximidade e estímulo" aos participantes e lembrou que os temas debatidos "afetam toda a humanidade, principalmente os mais pobres e as gerações futuras. Mais ainda, trata-se de uma grave responsabilidade ética e moral", destacou.

Francisco lembrou que é "importante que a conferência seja realizada no litoral adjacente à corrente marítima de Humboldt, que une em um abraço simbólico os povos da América, da Oceania e da Ásia e que cumpre um papel determinante no clima de todo o planeta".

Segundo o pontífice, "as consequências das mudanças climáticas, que já são sentidas de modo dramático em muitos países, nos lembram a gravidade da negligência e da inação".

O papa concluiu a mensagem desejando que a COP20, assim como os próximos encontros, "seja decisiva para as negociações sobre o clima".