Em cena rara, cientistas flagram felino pouco conhecido atacando macacos
Uma equipe de cientistas filmou o que é considerado o primeiro vídeo de gato-dourado-africano caçando durante o dia. A cena foi registrada no Parque Nacional Kibale, em Uganda, e divulgada pela ONG Panthera, dedicada à preservação da vida selvagem, nesta terça-feira (27). No vídeo, o felino ataca um grupo de macacos-colobos-vermelhos que estão se alimentando em torno de uma árvore caída.
O gato-dourado-africano é considerado um dos felinos selvagens menos conhecidos e mais esquivos do mundo. Por exemplo, a primeira vez que um gato-dourado-africano foi fotografado foi em 2002. O felino é cerca de duas vezes o tamanho de um gato doméstico e vive na região central e ocidental da África.
"Conhecemos muito mais sobre os gatos-dourados hoje do que há alguns anos, e conhecemos quase nada sobre seu comportamento. Primatologistas em Kibale observaram macacos que emitem alarme quando notam a presença de um gato-dourado em diversas ocasiões. E considerando esta recente evidência, não é difícil notar o por quê", diz David Mills, um estudante da Universidade de KwaZulu-Natal, da África do Sul, em nota da Panthera sobre o vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.