Topo

Avião movido a energia solar inicia trajeto ousado entre Japão e Havaí

 EFE/Solar Impulse / Jean Revillard
Imagem: EFE/Solar Impulse / Jean Revillard

29/06/2015 18h14

Após parada não programada de um mês no Japão devido ao mau tempo, Solar Impulse 2 reinicia trajeto mais ousado da jornada ao redor do globo: a travessia sobre o Pacífico, entre o Japão e o Havaí.

O avião Solar Impulse 2 (Si2), movido a energia solar, retomou na manhã desta segunda-feira (29/06) suaviagem de volta ao mundo, partindo do Japão com destino ao Havaí. A jornada havia sido submetida a uma pausa inesperada de um mês devido ao mau tempo.

"Acabamos de ultrapassar o 'ponto de não retorno' e podemos oficialmente afirmar que o Si2 está voando em direção ao Havaí", afirmou a equipe do projeto em seu portal na internet. "Testamos o avião durante dez horas e agora temos certeza que ele está pronto para a travessia."

A aeronave passou por reparos após sua asa direita ser danificada por uma cobertura contra chuva colocada sobre o avião após a chegada ao aeroporto em Nagoya. A decolagem para o Havaí estava inicialmente programada para a semana passada, mas teve que ser adiada em razão do mau tempo.

A equipe da Si2 afirmou que a aeronave irá "se aventurar no desconhecido", em um vôo de 120 horas de duração movido apenas por energia solar, algo que afirmam jamais ter sido realizado. Trata-se do trajeto mais ousado da viagem de volta ao mundo.

Num total de 12 etapas, os pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard se revezam em sua tentativa de dar a volta no planeta sem usar qualquer tipo de combustível além da energia solar. O é impulsionado por mais de 17 mil células fotovoltaicas.

A viagem da Solar Impulse 2 começou no aeroporto executivo de Al Batteen, em Abu Dhabi, no dia 9 de março. O avião cruzou o Mar Arábico em direção à Índia antes de seguir para Myanmar e China.

Do Havaí, ele segue para Nova York, com pousos marcados no meio-oeste dos EUA. Do país, a Si2 deverá partir em direção ao sul da Europa ou ao norte da África, dependendo das condições climáticas. O retorno para Abu Dhabi está agendado para julho.

O Si2 alcança velocidades que variam entre 50 e 100 km/h. Suas asas têm 72 metros de envergadura - pouco maior que a de um avião jumbo - e o avião pesa, ao todo, 2,3 toneladas - o equivalente a um carro utilitário.