São Paulo tem abril mais seco em 38 anos; 2° menos chuvoso da história

Do UOL, em São Paulo

  • J. Duran Machfee/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

Com calor persistente e apenas dois dias de chuva, a cidade de São Paulo enfrentou em 2016 o mês de abril mais seco em 38 anos e o segundo menos chuvoso desde 1943, quando as medições começaram. Foram apenas 2,4 mm de chuvas, segundo boletim do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A média histórica para o mês é de 81,2 mm de precipitações. 

A última vez que a capital passou por um mês de abril com menos chuvas foi em 1978, quando não houve registro de chuvas em São Paulo.

Apesar do frio dos últimos dias, abril de 2016 foi ainda o mês com a média de temperaturas máximas mais elevadas do histórico desde 1943. A média de temperaturas máximas foi de 29,5°C, mais de quatro graus acima da média histórica (25,3°C). A média das mínimas foi de 19°C, quase três graus acima da média histórica (16,3°C).

Cantareira e reservatórios de água

Após uma sequência de cinco meses chuvosos, os seis mananciais que abastecem a Grande São Paulo encerraram o abril mais seco da história. O nível do Sistema Cantareira está em 36,2%. O Alto Tietê está em 39,9%, um pouco abaixo dos 40,2% de sábado. Por sua vez, o Guarapiranga caiu para 78,2%. O nível do Alto Cotia também recuou para 97,1%. O sistema Rio Grande chegou a 83,9%, enquanto o Rio Claro está em 98,4%.

A falta de chuvas superou a estiagem recorde de 2000, quando houve rodízio na capital paulista, e derrubou pela metade a entrada de água prevista no Sistema Cantareira.

Projeções feitas pelos gestores dos reservatórios apontam que, se essa vazão repetir-se nos próximos meses, o principal manancial chegará em dezembro com apenas 12% da capacidade, sem incluir o volume morto, nível bem pior do que os 31% do início da crise hídrica, em dezembro de 2013.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos