Santiago declara pré-emergência ambiental por poluição
A capital chilena amanheceu na quinta-feira sob a primeira pré-emergência ambiental de 2016 devido aos elevados índices de poluição do ar, o que implica limitar a circulação de veículos, informaram as autoridades na quarta-feira.
A medida foi adotada "devido às más condições de ventilação e com o objetivo de proteger a saúde da população", afirmou a Intendência Metropolitana em um comunicado.
A pré-emergência implica também na proibição de ligar qualquer tipo de aquecedor à lenha ou biomassa.
Recomenda-se, ainda, que as atividades ao ar livre sejam evitadas e que as aulas de educação física sejam suspensas nos colégios.
A medida foi tomada após as 11 estações de monitoramento da capital terem registrados níveis de poluição de entre 300 e 499 microgramas de partículas nocivas por metro cúbico, consideradas altamente prejudiciais para a saúde.
A pré-emergência é o segundo nível em intensidade de poluição. A partir de 500 microgramas é decretada a emergência, que implica em medidas restritivas mais severas, como proibir a circulação de uma porcentagem maior dos veículos.
No inverno, a poluição se intensifica em Santiago pelo 'engavetamento' geográfico, visto que a cidade é um vale rodeado por colinas e pela Cordilheira dos Andes, colocando a capital, de sete milhões de habitantes, como uma das mais poluídas da região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.