Raro no litoral brasileiro, golfinho é encontrado morto em Santa Catarina

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

  • Divulgação/Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

    Golfinho-de-óculos, que raramente é visto no litoral brasileiro, morreu em Navegantes

    Golfinho-de-óculos, que raramente é visto no litoral brasileiro, morreu em Navegantes

Foi com surpresa que um grupo de biólogos no litoral de Santa Catarina se deparou com um dos mais raros golfinhos a nadar pela costa brasileira: pesando mais de 120 kg e com 2,3 metros de comprimento, o golfinho-de-óculos (oficialmente conhecido por Phocoena Dioptrica) foi encontrado morto por afogamento na manhã de domingo (30) na cidade de Navegantes, litoral Norte do estado.

O mamífero ganhou o nome popular em razão da marca escura em volta dos olhos. Um animal antártico tão raro que sua aparição foi registrada apenas três vezes no Brasil.

De acordo com André Barreto, coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, responsável pela descoberta, o animal foi encontrado com a mandíbula quebrada e com areia e espuma no pulmão, indicando que o afogamento se deu em uma área rasa. "Só poderemos afirmar com certeza após os resultados laboratoriais, mas tudo indica que ele estava com a saúde em bom estado", explicou.

Ainda segundo o instituto, o afogamento é possível porque, ao contrário dos seres-humanos, os mamíferos de água salgada não tem a respiração involuntária. "Eles precisam se lembrar de respirar."

O motivo que levou o animal a parar sua respiração ainda será investigado pelos veterinários do projeto. O corpo do golfinho foi levado para o Museu Oceonográfico da Univali, onde, no futuro, ficará exposto para que o público confira de perto essa raridade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos