Topo

Baiana de 12 anos que falou sobre clima na ONU: "No futuro não terá volta"

Catarina Lorenzo, de 12 anos, vive em Salvador, na Bahia - Reprodução/TV Globo
Catarina Lorenzo, de 12 anos, vive em Salvador, na Bahia Imagem: Reprodução/TV Globo

De UOL

27/09/2019 11h50

Assim como a sueca Greta Thumberg, de 16 anos, a brasileira Catarina Lorenzo, de 12, também foi à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, falar sobre as mudanças climáticas que ameaçam o futuro de sua geração.

Em entrevista ao Encontro com Fátima Bernardes, a menina, que é surfista e mora em Salvador, contou quando percebeu que os problemas do clima estavam afetando o lugar em que vive.

Um dia fui nadar depois do surfe em uma piscina natural feita de corais, onde eu nado desde pequena, mas estava cheio de pontinhos brancos e não tinha alga nenhuma. Coral não sobrevive sem alga. E a água estava muito quente, tive que sair", lembra.

"Então eu pensei 'se eu não aguentei ficar numa água quente desse jeito, imagina os peixes, os corais'. Naquele momento eu entendi".

Catarina Lorenzo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Catarina estuda ciências do meio ambiente a escola e levou a questão para a sala de aula, quando a professora falava sobre aquecimento global e mudanças climáticas. "Eu quero parar isso", afirma.

Catarina fez um pronunciamento na ONU, em Nova York, ao lado de outras crianças da mesma idade e envolvidas com a mesma questão.

"Cada uma [das crianças] tem sua própria história e sentiu na pele as mudanças climáticas. Todos nós sabemos que se a gente não fizer nada agora, no futuro não terá volta", disse.

No palco do Encontro, Catarina foi aplaudida pelos atores Anajú Dorigon e Paulo Betti, de Órfãos da Terra. "Parabéns! O ser humano é o que ele faz, não o que ele fala. Não adianta ficar reclamando nas redes sociais, tem que ir lá e fazer" disse Betti.