PUBLICIDADE
Topo

Meio Ambiente

Rússia declara estado de emergência após vazamento de óleo atingir rio

Vazamento aconteceu na última semana, mas autoridades só foram informadas via redes sociais - Handout/Marine Rescue Service/AFP
Vazamento aconteceu na última semana, mas autoridades só foram informadas via redes sociais Imagem: Handout/Marine Rescue Service/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 19h01

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou hoje estado de emergência depois que mais de 20 mil toneladas de óleo diesel vazaram de uma refinaria na região do Círculo Polar Ártico, atingindo um rio próximo.

O incidente aconteceu na última sexta-feira, 29 de maio, na cidade de Norilsk. A localidade na região da Sibéria fica a 2,9 mil quilômetros a nordeste da capital do país, Moscou.

Observadores ambientais afirmam que pelo menos 15 mil toneladas de derivados do petróleo atingiram a rede fluvial da região. Outras seis mil toneladas foram absorvidas pelo solo e causaram incêndios.

Em videoconferência hoje, Putin criticou autoridades por considerar lenta a resposta ao problema. Segundo a imprensa europeia, o presidente russo se disse chocado ao descobrir o vazamento há dois dias, diante da repercussão em redes sociais.

"O que temos que aprender pelas redes sociais sobre situações de emergência?", questionou Putin em tom de cobrança ao governador do krai de Krasnoyarsk, Alexander Uss.

Meio Ambiente