Pesquisadores registram polvo a cerca de 7 mil metros de profundidade
Um polvo foi filmado no Oceano Índico a cerca de 7 mil metros de profundidade, em um registro inédito para o cefalópode. Pesquisadores acreditam se tratar de uma nova espécie de polvo do gênero Grimpoteuthis, ou "polvo-Dumbo".
O registro foi realizado por equipamentos autônomos de filmagem. De acordo com o site da CNN, trata-se da maior profundidade na qual já se filmou um polvo.
Segundo o ecologista marinho Alan Jamieson, diretor-executivo da empresa Armatus Oceanic, especializada em exploração submarina, e líder da equipe de pesquisa, a filmagem é de abril e foi feita durante um dos mais de 100 mergulhos dos equipamentos da produtora.
"Como de costume, filmamos muito do mesmo. Mas, de repente, no meio de um mergulho a mais de 6 mil metros, este polvo-Dumbo simplesmente apareceu diante da câmera", contou ele ao site da CNN.
"Dois dias depois, estávamos um pouco mais fundo, a 7,1 mil metros, com a câmera no solo marinho por apenas quatro minutos. E esta coisa simplesmente apareceu no meio da escuridão", acrescentou.
Segundo os pesquisadores, o cefalópode tem entre 35 e 45 centímetros e pode ser encontrado a partir de 5,8 mil metros de profundidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.