Topo

Esse conteúdo é antigo

Marinha confirma ter encontrado mais óleo em praias de três estados

Fragmentos de óleo encontrados no ano passado nas praias do Nordeste; Marinha detectou mesmo tipo em 2020 no ES - Divulgação/Prefeitura de São Francisco de Itabapoana
Fragmentos de óleo encontrados no ano passado nas praias do Nordeste; Marinha detectou mesmo tipo em 2020 no ES Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Francisco de Itabapoana

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 16h55

A Marinha do Brasil anunciou hoje que encontrou e recolheu mais de dois quilos de pequenos fragmentos de óleo em praias de três estados. A retirada do material aconteceu ontem no Rio Grande do Norte, em Alagoas e no Espírito Santo. De acordo com a instituição, não foram registrados resíduos nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Do total de óleo retirado ontem do mar, dois quilos estavam na praia de Tabatinga, no Rio Grande do Norte. Em Alagoas, foram 50 gramas na praia de Lagoa do Pau, 50 gramas em Flexeiras e mais 20 gramas no Pontal do Couripe.

No Espírito Santo, foram 60 gramas na Praia do Guriri, onde esta semana a Marinha já tinha confirmado a ocorrência de vestígios. Na ocasião, a instituição disse que "as amostras analisadas, até o momento, indicam ser o mesmo tipo de óleo que chegou à costa brasileira, em 2019, podendo decorrer do desprendimento de resíduos que se encontravam depositados no leito oceânico devido às condições do mar, corrente e ventos intensos observados".

No comunicado de hoje, a Marinha não detalhou o óleo encontrado, mas disse que as amostras dos fragmentos estão sendo encaminhadas para análise no IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira).

Desde 19 de junho, manchas de óleo começaram a aparecer em praias de Alagoas e Pernambuco. Segundo o governo pernambucano disse na época, as primeiras avaliações técnicas apontaram que o material encontrado em uma das praias é proveniente de manchas de petróleo que atingiram o litoral do Nordeste no ano passado, naquele que é tido como o maior desastre ambiental da história do país.