Topo

Esse conteúdo é antigo

Desmatamento precisa cair entre 15% e 20% ao ano para zerar até 2030, diz Mourão

Arquivo -  Vice-presidente disse que estão sendo feitos estudos para uma eventual manutenção das Forças Armadas em operações de vigilância na Amazônia - Isac Nóbrega/PR
Arquivo - Vice-presidente disse que estão sendo feitos estudos para uma eventual manutenção das Forças Armadas em operações de vigilância na Amazônia Imagem: Isac Nóbrega/PR

Lisandra Paraguassu

Em Brasília

16/04/2021 10h34

Coordenador do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou hoje que o Brasil precisa reduzir o desmatamento entre 15% e 20% ao ano, em relação aos números registrados entre 2019 e 2020, para alcançar a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030.

A meta foi apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) essa semana, em uma carta enviada ao presidente norte-americano, Joe Biden, em meio a negociações em que o governo brasileira tenta obter recursos dos Estados Unidos para apoio a medidas para reduzir o desmatamento.

Perguntado, durante entrevista à Rádio Gaúcha, sobre as pressões para demissão do ministro Ricardo Salles, que não tem boa imagem no exterior, Mourão afirmou ser o responsável pelas metas de redução de desmatamento. O vice-presidente disse ainda que discorda do ministro em alguns pontos, mas concorda que o Brasil preservou sua floresta e deve receber recursos de países que poluíram mais por isso.

Mais cedo, em conversa com jornalistas na sua chegada ao Palácio do Planalto, o vice-presidente disse ainda que estão sendo feitos estudos para uma eventual manutenção das Forças Armadas em operações de vigilância na Amazônia.

"Tem estudo para isso caso a gente sinta que precisa reforçar as ações, a gente solicita ao presidente para prorrogar", disse.

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) Verde Brasil 2 terminou este mês.