Topo

Esse conteúdo é antigo

Trilhões de cigarras aparecem nos EUA após passarem 17 anos no subsolo

Uma ninfa da cigarra se move na grama, domingo, 2 de maio de 2021, em Frederick, Maryland - AP Photo/Carolyn Kaster
Uma ninfa da cigarra se move na grama, domingo, 2 de maio de 2021, em Frederick, Maryland Imagem: AP Photo/Carolyn Kaster

Colaboração para o UOL

05/05/2021 11h13Atualizada em 06/05/2021 07h36

Trilhões de insetos pretos de olhos vermelhos estão chegando, dizem os cientistas. Dentro de alguns dias, ou semanas, as cigarras da Ninhada X (o X é o numeral romano para 10) emergirão após 17 anos no subsolo.

Segundo a agência de notícias americana Associated Press, os insetos estarão em 15 estados, de Indiana à Geórgia e Nova York. Eles já estão saindo em massa no Tennessee e na Carolina do Norte.

Os cientistas dizem que a chegada das cigarras é um sinal de que, apesar da poluição, das mudanças climáticas e da perda dramática da biodiversidade, algo ainda está certo com a natureza.

O entomologista Michael Raupp apresenta a narrativa da vida da cigarra.

"Você tem uma criatura que passa 17 anos em uma existência semelhante à da covid, isolada no subsolo sugando a seiva da planta, certo? No 17º ano, esses adolescentes sairão da terra aos bilhões, senão trilhões. [..] Uma vez nas copas das árvores,tudo vai ser sobre romance. São apenas os machos que cantam. Se as fêmeas gostarem, elas vão bater as asas. Eles vão fazer sexo na copa das árvores. Então, ela vai se mudar para os pequenos galhos, colocar seus ovos. Mas tudo vai acabar em questão de semanas. Eles vão cair. Eles vão basicamente fertilizar as próprias plantas das quais foram gerados. Seis semanas depois, as minúsculas ninfas vão cair 25 metros do topo das árvores, quicar duas vezes, se enterrar no solo e voltar ao subsolo por mais 17 anos", conta Raupp.

A América é o único lugar no mundo que tem cigarras periódicas que permanecem no subsolo por 13 ou 17 anos, diz o entomologista John Cooley, da Universidade de Connecticut.

Os insetos só surgem em grande número quando a temperatura do solo chega a 17,7ºC. Isso está acontecendo no início do calendário nos últimos anos por causa da mudança climática, diz o entomologista Gene Kritsky. Antes de 1950, eles costumavam surgir no final de maio; agora eles estão saindo semanas antes.

Embora tenha havido alguns insetos iniciais em Maryland e Ohio, as temperaturas do solo estão na casa dos 15,5ºC. Portanto, Raupp e outros cientistas acreditam que a grande emergência ocorrerá em alguns dias - uma ou duas semanas, no máximo.

As pessoas tendem a ter medo dos insetos errados, diz a entomologista May Berenbaum, da Universidade de Illinois. O mosquito mata mais pessoas do que qualquer outro animal por causa da malária e outras doenças.

No entanto, algumas pessoas realmente temem o surgimento da cigarra, disse ela. "Eu acho que é o fato de que eles são um inconveniente. Além disso, quando morrem em massa, eles cheiram mal ", diz Berenbaum. "Eles realmente perturbam nosso senso de ordem".

Para cientistas como Cooley, há uma beleza real em seu ciclo de vida. "Quando eles saem, é um ótimo sinal de que as florestas estão em boa forma. Tudo é como deveria ser".