Topo

Espanha propõe proteger 25% da superfície marinha até 2025

09/06/2022 21h11

Madri, 9 jun (EFE).- A ministra para Transição Ecológica da Espanha, Teresa Ribera, anunciou nesta quinta-feira que, até 2025, o país protegerá 25% de sua superfície marinha e que, para alcançar a meta, propôs a ampliação do espaço da Rede Natura 2000, a iniciativa de cooperação para conservação da União Europeia (UE).

A também terceira vice-presidente do governo espanhol participou dos eventos do "Impulso pela conservação marinha, realizada no Real Jardim Botânico, motivados pelo Dia Mundial dos Oceanos.

Atualmente, a porcentagem de águas sob jurisdição nacional que estão protegidas gira em torno de 12%. Com os 18 novos espaços propostos na Rede Natura, a meta é subir para 25%.

O Ministério para Transição Ecológica elaborou proposta dentro do projeto Life Intermares, coordenado pela Fundação Biodiversidade, dentro do espaço da União Europeia.

O objetivo é conseguir elevar, em seguida, para 30% a superfície protegida na Espanha em 2030.

Para isso, o Ministério pretende se apoiar também na Declaração de Emergência Climática e Ambiental de 2020 e na Estratégia da União Europeia sobre Biodiversidade para 2030.

Um comunicado emitido pela pasta aponta que, com "ampla participação científica", foram avaliados 104 espaços de alto valor ecológico: 71 pela importância para espécies e habitats de mar, e 33 pela importância para aves marinhas.

A Diretiva Habitats exige aos países que integram a UE de zelar pela conservação da Rede Natura 2000, "dos espaços que a formam e dos vários tipos de habitats e espécies de interesse comunitário, pelos quais esses espaços foram designados". EFE

alg/bg