Espanha propõe proteger 25% da superfície marinha até 2025
A também terceira vice-presidente do governo espanhol participou dos eventos do "Impulso pela conservação marinha, realizada no Real Jardim Botânico, motivados pelo Dia Mundial dos Oceanos.
Atualmente, a porcentagem de águas sob jurisdição nacional que estão protegidas gira em torno de 12%. Com os 18 novos espaços propostos na Rede Natura, a meta é subir para 25%.
O Ministério para Transição Ecológica elaborou proposta dentro do projeto Life Intermares, coordenado pela Fundação Biodiversidade, dentro do espaço da União Europeia.
O objetivo é conseguir elevar, em seguida, para 30% a superfície protegida na Espanha em 2030.
Para isso, o Ministério pretende se apoiar também na Declaração de Emergência Climática e Ambiental de 2020 e na Estratégia da União Europeia sobre Biodiversidade para 2030.
Um comunicado emitido pela pasta aponta que, com "ampla participação científica", foram avaliados 104 espaços de alto valor ecológico: 71 pela importância para espécies e habitats de mar, e 33 pela importância para aves marinhas.
A Diretiva Habitats exige aos países que integram a UE de zelar pela conservação da Rede Natura 2000, "dos espaços que a formam e dos vários tipos de habitats e espécies de interesse comunitário, pelos quais esses espaços foram designados". EFE
alg/bg
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.