Flagra da cadeia alimentar: tubarão que engoliu golfinho é morto por orca

Um tubarão-branco que apareceu na costa sul-africana tinha acabado de comer um golfinho antes que outro predador ainda maior o matasse.

O que aconteceu

Um tubarão-branco de 4,5 metros de comprimento foi encontrado em uma praia de Cabo Oriental, na África do Sul. Um detalhe, porém, chamou a atenção: antes de ter sido abatido por um predador ainda maior, o animal tinha acabado de comer um golfinho.

A bióloga marinha Alison Towner relatou que a culpada pela morte do tubarão foi uma orca, de acordo com o The New York Post. Ela chegou à conclusão após a realização de uma necropsia no animal encontrado na praia.

O maior sinal de que o tubarão tinha sido vítima de um ataque de orca foram marcas de dentes encontradas na cabeça do animal. Além disso, o tubarão também estava sem o fígado.

Tubarão-branco foi atacado por orca
Tubarão-branco foi atacado por orca Imagem: Reprodução / Instagram / @alisontowner

O teste "confirmou pela primeira vez a predação de uma orca sobre um tubarão-branco no Cabo Oriental", disse a bióloga. Embora tenha sido o primeiro no Cabo Oriental, este foi o 14º caso confirmado de predação de tubarões-brancos por orcas registrado na África do Sul nos últimos nove anos, observou Towner.

Ainda segundo a bióloga, os dentes do tubarão foram removidos ilegalmente por caçadores, e por isso o animal não pôde ser doado para um museu.

Outros veterinários que também examinaram o cadáver recuperaram um golfinho — que tinha 1,80 metros — do seu estômago. Segundo o The Mirror, o mamífero havia sido cuidadosamente cortado em quatro pedaços — sugerindo que não havia sido devorado há muito tempo.

Tubarão-branco havia comido golfinho antes de ser atacado
Tubarão-branco havia comido golfinho antes de ser atacado Imagem: Reprodução / Kevin Cole / Museu do Leste de Londres

Deixe seu comentário

Só para assinantes