Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Operação tenta devolver a alto-mar 16 baleias que encalharam em massa no RN

Órgãos ambientais e ativistas estão atuando há quatro dias para tentar salvar baleias que encalharam em massa na praia de Pititinga, no município de Rio do Fogo, litoral do Rio Grande do Norte.

Ao todo, 21 baleias-piloto (espécie Globicephala macrorhynchus) apareceram próximas umas das outras na sexta-feira, sejam encalhadas, sejam próximas às costas, nadando de forma lenta. Desde então, cinco dos animais já morreram e 16 baleias estão sendo alvo de uma grande operação que as tenta levar de volta para alto-mar.

A situação é considerada complicada, já que ainda na manhã sexta-feira, seis animais que apareceram encalhados foram devolvidos ao mar pela população, mas em seguida eles retornaram à costa.

Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, ligado à UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), explica que os animais vivos estão mantendo um comportamento de natação lenta e deslocamentos paralelos à costa.

Segundo ele, amostras coletadas de animais mortos confirmaram a presença de uma infestação parasitária de nível elevado no ouvido das baleias.

Baleias-piloto estão nadando de volta para costa sempre que afugentadas
Baleias-piloto estão nadando de volta para costa sempre que afugentadas Imagem: Projeto Cetáceos da Costa Branca/UERN

Isso está provocando a desorientação espacial, ou seja, eles não têm a noção de espaço de profundidade e procuram águas mais rasas para se protegerem. Nós já temos informações suficientes para indicar que os animais estão doentes.
Flávio Lima

Neste domingo, as equipes usaram três barcos para tentar afugentar esses animais para alto-mar.

identificamos a fêmea que possivelmente é a líder do grupo, e ela está muito debilitada, muito doente, com desorientação profunda. Tentamos afugentar esses animais para áreas externas aqui da enseada, mas isso não surtiu efeito porque os animais chegam a um ponto que retornam e seguem essa fêmea, que está debilitada.
Flávio Lima

Continua após a publicidade

Outra estratégia foi tentar capturar essa fêmea e a colocar no sentido de mar aberto para que os outros animais pudessem a seguir, mas isso também não surtiu o resultado esperado.

Nesta segunda-feira, as equipes tentam outra forma de capturar a fêmea e tentar levá-la para longe de costa, fazendo assim que o grupo vá para um local seguro.

Segundo Flavio, as baleias-piloto são animais que vivem em alto-mar na região conhecidos por sua "natureza social e por formarem grupos coesos, muitas vezes seguem um líder e podem encalhar em conjunto se um dos membros estiver doente ou desorientado."

Operação tenta conduzir baleias para alto-mar
Operação tenta conduzir baleias para alto-mar Imagem: Projeto Cetáceos da Costa Branca/UERN

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes