Quais os perigos da chuva preta? É tóxica? Estraga o carro?
A chuva preta, que atingiu Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, pode chegar a outros estados, como São Paulo, segundo a empresa MetSul Meteorologia. A cor escura é resultado da interação entre as gotículas de chuva e a fuligem das queimadas, que fica em suspensão.
"A fuligem participa da formação desta gota, que ocorre dentro da nuvem. Quando ela cai, vem limpando tudo —por isso, é uma chuva suja e escura", explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo.
Chuva preta é tóxica? É ácida?
A chuva escura é diferente da chuva ácida, de acordo com Venisse Schossler, professora do Departamento de Geografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e climatologista do Centro Polar e Climático da UFRGS.
Chuva ácida tem, na sua composição, a formação de ácidos a partir de composições químicas que ocorrem na própria nuvem --o que não é o caso neste momento. A chuva preta só está contaminada pelas micropartículas mesmo.
Venisse Schossler, climatologista
Schossler explica que a presença da chuva é algo "positivo" neste contexto atual. A ausência dela, diz a especialista, resultaria em uma atmosfera ainda "suja" pelos materiais da queimada.
O fenômeno não deve causar diretamente problemas de saúde. Caso você tenha contato com a chuva na rua, por exemplo, não há grandes riscos. O mais indicado é tomar banho depois, reforça a climatologista .
Se cair água nos olhos, por exemplo, não coce: limpe com água. "Se a água entrar em contato com a sua pele, ela pode ficar um pouco suja, mas nada que um banho não resolva."
Não beba a água que vem direto do céu. A água que chega à sua casa será tratada antes, então não há problemas neste ponto. Alimentos que tiveram contato direto —como os de uma horta— devem ser higienizados antes.
Se você tomar essa água diretamente, pode ter problemas porque ela está contaminada com resíduos de queimada, que são elementos tóxicos.
Venisse Schossler, climatologista
A água da chuva preta também não deve causar danos materiais. O máximo que ela pode fazer, segundo a especialista, é deixar as superfícies sujas.
A chuva não vai corroer o material de um carro, por exemplo, ele só vai ficar mais sujinho. Ela não é chuva ácida, o que provocaria danos materiais às superfícies. Não é o caso aqui.
Venisse Schossler, climatologista
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.