Casal de brasileiros acha coala em quarto na Austrália: 'Coisa mais fofa'
A brasileira Fran Dias Rufino, 32, empresária e produtora de conteúdo, não esperava encontrar um hóspede inusitado ao chegar de madrugada em sua casa em Adelaide, na Austrália, na última quarta-feira (13).
Após um longo dia de trabalho com seu marido, o analista de negócios Brunno Rufino, 34, eles só queriam jantar e descansar, mas deram de cara em seu quarto com um coala, mamífero nativo do país.
O vídeo em que registra o momento do encontro com o animal já passou de três milhões de visualizações no TikTok.
"Quando chegamos em casa, nosso cachorro sempre vem animado nos encontrar. Mas, nesse dia, ele nem levantou da cama. Não deu sinal nenhum de que tinha outro bicho em casa", disse ao UOL.
Ela viu o coala antes de entrar no quarto. "Ele estava agarrado na cama do nosso cachorro. A coisa mais fofa do mundo", conta.
Mesmo assim, ela se assustou e seu primeiro instinto foi gritar. "Voltei correndo para a cozinha e disse para o meu marido o que estava acontecendo. Ele achou que era mentira."
O coala entrou na casa pela portinha do cachorro e estava bem tranquilo no quarto do casal.
Não sei nem descrever o sentimento que tive quando o vi. Estava nervosa, mas também entusiasmada. Liguei na hora para um local especializado nesse tipo de animal pedindo ajuda com o resgate, mas era muito tarde, ninguém veio ajudar.
Fran Dias Rufino
Pelo telefone, um funcionário do "Koala Recue" instruiu Fran e seu marido a retirarem o animal do quarto e colocá-lo no jardim do lado de fora. Assim, ele encontraria sozinho o caminho de casa —e foi o que aconteceu.
Antes de dormir, ela mandou um vídeo do encontro inesperado no grupo do bairro. No dia seguinte, uma rádio local já tinha entrado em contato pedindo uma entrevista.
"Ficamos conhecidos como o casal do coala. Já nos reconheceram em restaurante e perguntaram do bicho. É normal você achar várias coisas dentro de casa por aqui, de aranha a canguru, mas coala foi inusitado."
Em risco de extinção
Os coalas têm aparência fofa, mas, para conseguir se segurar em árvores e se locomover, contam com garras —que podem ferir pessoas que se aproximam e os assustam.
Ao site local ABC News, o grupo de recuperação da vida selvagem Koala Rescue alertou as pessoas na Austrália para não pegarem coalas se eles surgirem dentro de casa. A presidente do grupo, Pam Head, recomendou chamar um especialista.
"[Coloque] um cesto de roupa suja sobre o coala... e então o socorrista estará em melhor posição para [salvá-lo]", disse ela. "Mantenha distância, mesmo que eles sejam fofos. Eles podem ficar estressados."
Em 2022, a Austrália colocou o animal na lista de bichos em perigo de extinção na costa leste do país.
O governo tenta, há mais de 10 anos, criar um programa de impacto para proteger a espécie, sem sucesso. Desde 2012, os coalas são considerados uma espécie vulnerável na Austrália.