Exclusivo para assinantes UOL

A majestade de Rafael em Londres

Souren Melikian

Londres (Reino Unido)

A arte como instrumento de diplomacia internacional tem as suas próprias reviravoltas irônicas. Graças à iminente visita na semana que vem do papa Bento 16 ao Reino Unido, os admiradores de Rafael podem usufruir de um privilégio que o próprio artista nunca teve.

Pela primeira vez na história, sete dos dez “cartões”, ou composições de grande escala, encomendados em 1515 pelo papa Leão 10, estarão expostos no Museu Victoria and Albert, juntamente com quatro das tapeçarias tecidas com base nos quadros para cobrirem a parte inferior das paredes da Capela Sistina no Vaticano, no coração de Roma.

A ocasião é única. Os sete cartões que sobreviveram foram comprados em Gênova em 1623 em nome do príncipe de Gales, que mais tarde se tornaria o rei Charles 1º da Inglaterra. Eles serviriam de modelo para as tapeçarias tecidas na Mortlake Manufactory. Os desenhos acabaram integrando a Royal Collection e, em 1865, foram enviadas em caráter de empréstimo permanente para o local em que atualmente se encontram, o Victoria and Albert Museum.

UOL Cursos Online

Todos os cursos