Para metade dos brasileiros, Lula deveria ter sido condenado, diz CNT/MDA

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

  • Nelson Almeida/AFP

A condenação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segunda instância no caso do tríplex é apoiada por cerca de metade dos brasileiros, mostra pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) ao Instituto MDA divulgada nesta terça-feira (6).

No final de janeiro, Lula foi condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) por unanimidade a 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A condenação torna Lula, em tese, inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. A decisão sobre a legalidade da candidatura ainda depende de um rito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A defesa do petista recorre da decisão no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal). Veja a seguir o que a pesquisa perguntou sobre a condenação de Lula:

O senhor considera que Lula deveria ter sido condenado ou inocentado das denúncias no julgamento sobre o tríplex no Guarujá?
Condenado - 52,1%
Inocentado - 37,6%
Não sabe/não respondeu - 10,3%

Lula deveria disputar as eleições deste ano tendo sido condenado pela Justiça?
Não -52,5%
Sim - 43,3%
Não sabe/não respondeu - 4,2%

Caso Lula seja impedido de disputar as eleições, o senhor votaria em algum candidato indicado por ele?
Não votaria - 54,2%
Sim, dependeria do candidato - 26,4%
Sim, em qualquer candidato indicado por ele - 16,4%
Não sabe/não respondeu: 3%

A pesquisa CNT/MDA entrevistou 2002 pessoas entre 28 de fevereiro e 3 de março em 137 municípios de 25 unidades federativas do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado no TSE como BR-06600/2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos