Ainda não tirou ou regularizou seu título de eleitor? Prazo termina em 9/5

Do UOL, em São Paulo

  • Fernando Bizerra Jr/Efe

Cidadãos de todo o país têm até o dia 9 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Essa é a data limite estabelecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que quem pretende votar nas eleições de 2018 possa solicitar seu título de eleitor ou transferir seu domicílio eleitoral.

O prazo também vale para a atualização dos dados cadastrais e para a regularização da situação eleitoral, caso o documento esteja cancelado ou o eleitor não tenha participado do cadastramento biométrico.

O título é cancelado caso o eleitor não tenha votado ou justificado sua ausência por três eleições consecutivas –a Justiça Eleitoral considera cada turno do pleito como uma eleição. Sem o documento válido, os cidadãos podem ter como prejuízo a impossibilidade de participar de concursos públicos e de renovar matrícula em instituição de ensino do governo, por exemplo.

Quem não resolver suas pendências até esta data só poderá pedir o título ou fazer alterações após as eleições deste ano, que acontecem nos dias 7 de outubro (1º turno) e 28 de outubro (2º turno).

Para regularizar sua situação, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência recente (últimos três meses) e título eleitoral, caso o eleitor já o tenha.

Para a emissão do primeiro título, o documento original apresentado deve conter a nacionalidade. Pessoas do sexo masculino, entre 18 e 45 anos, devem apresentar também comprovante de quitação do serviço militar.

O atendimento é realizado nos cartórios eleitorais e postos de atendimento da Justiça Eleitoral. Em São Paulo e Minas Gerais, haverá plantão neste fim de semana (dias 5 e 6 de maio) e os serviços serão realizados em horário ampliado até o dia 9 --no estado paulista, os cartórios serão abertos das 9h às 18h, enquanto no estado mineiro cada cartório terá um horário diferenciado.

No Rio de Janeiro, o atendimento ao eleitor será feito sem agendamento prévio, por ordem de chegada, de 7 a 9 de maio. No sábado (5) e no domingo (6), alguns cartórios eleitorais funcionarão em regime de plantão, das 11h às 18h.

Já no Distrito Federal, os cartórios eleitorais atenderão os eleitores das 8h às 18h dos dias 7 a 9 de maio.

Confira o horário de funcionamento e os endereços dos principais colégios eleitorais do país:

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos