Em meio a crise política, Tocantins escolhe governador neste domingo

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

  • Dario Oliveira/Estadão Conteúdo

    Eleitores e eleitoras de Tocantins e 20 municípios vão às urnas neste domingo

    Eleitores e eleitoras de Tocantins e 20 municípios vão às urnas neste domingo

Em meio a uma crise política, os eleitores e eleitoras de Tocantins irão às urnas neste domingo (3), a partir das 8h (horário de Brasília), para escolher o novo governador ou governadora do estado. A eleição foi convocada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) depois que o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) foi cassado em março deste ano. Ao todo, sete candidatos e candidatas disputam o mandato tampão que deverá terminar no dia 31 de dezembro deste ano.

A crise política vivenciada no país ganhou contornos ainda mais dramáticos em Tocantins quando Marcelo Miranda foi cassado pelo TSE por abuso do poder político e econômico e arrecadação e gastos ilícitos de recursos. Ele nega seu envolvimento nos crimes eleitorais. Esta foi a segunda vez que Marcelo Miranda teve o mandato de governador de Tocantins cassado. A primeira foi em 2009, quando ele foi condenado pelo uso abusivo de meios de comunicação e compra de votos. Também naquela época, Miranda negou seu envolvimento nos crimes atribuídos a ele.

O TSE determinou a realização de novas eleições porque, quando Miranda foi cassado, faltava menos da metade do tempo para a conclusão do mandato. 

Desde que Miranda foi cassado em março, Tocantins vem sendo governado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), um dos candidatos nestas eleições. Além dele, outros seis candidatos e candidatas disputam o cargo, entre eles está a senadora Kátia Abreu (PDT) e o juiz aposentado Márlon Reis (Rede).

Kátia Abreu ficou conhecida como uma das principais defensoras do agronegócio no Congresso Nacional. Durante o último governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ela ocupou o ministério da Agricultura e se transformou em uma das suas principais apoiadoras durante o processo de impeachment, em 2016.

Agência Brasil
A senador Kátia Abreu (PDT) é uma das candidatas ao governo do Tocantins

Marlon Reis, por sua vez, ganhou notoriedade nacional por capitanear o projeto que resultou na Lei da Ficha Limpa.

Sérgio Lima 6.set.2012/Folhapress
Márlon Reis é um dos candidatos ao governo do Tocantins

Ao todo, Tocantins tem 1.018 milhão de eleitores espalhados por 139 municípios e 33 zonas eleitorais. As eleições suplementares deste ano vão começar às 8h e terminar às 17h (horário de Brasília). A expectativa é de que o resultado seja conhecido até as 22h.

Além do Tocantins, eleitores e eleitoras de 20 municípios também votarão em eleições suplementares em diversos estados para escolher novos prefeitos ou prefeitas. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos