Candidato do DEM ao DF declara apoio a Alckmin, mas diz votar em Bolsonaro

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

  • Alan Marques 19.ago.2015/ Folhapress

    Fraga (esq.) se apresenta como "irmão" do candidato do PSL Jair Bolsonaro

    Fraga (esq.) se apresenta como "irmão" do candidato do PSL Jair Bolsonaro

A "estrela" do evento era o presidenciável tucano Geraldo Alckmin, mas quem roubou a cena da convenção nacional do DEM nesta quinta-feira (2) foi o polêmico deputado federal Alberto Fraga, pré-candidato do partido ao governo do Distrito Federal.

Coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara, mais conhecida como "bancada da bala", ele dispunha da mais barulhenta claque na plateia e fez discurso exaltando Alckmin, que hoje foi oficialmente apoiado pelo DEM na eleição presidencial.

Fraga, no entanto, se apresenta como "irmão" do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, com quem diz ter uma "identidade natural" de pautas.

À reportagem, ele confirmou que seguirá a orientação partidária e dará palanque ao ex-governador de São Paulo por conta da aliança nacional do DEM com o PSDB. Nas urnas, porém, Fraga disse que vai votar em Bolsonaro.

Depois de dizer que Alckmin era a "estrela" da convenção, o pré-candidato ao governo fez um breve discurso, iniciado com a declaração de que "o país vem sangrando ao longo desses anos".

"Eu tenho mandado o recado que bandido vai ter que se mudar de Brasília, porque eu vou fazer de tudo para que as nossas famílias possam descer dos seus blocos [edifícios] e passear por Brasília", prometeu Fraga, acrescentando que vai trabalhar para resgatar a qualidade de vida na cidade.

Em seguida, ele passou a desferir uma série de elogios ao tucano. "Eu sempre disse, apesar de algumas coisas que acontecem na vida pública, que o senhor é o mais preparado para gerir o Brasil", declarou o deputado.

A frase foi uma referência indireta ao seu apoio a Bolsonaro. A menção velada foi posteriormente confirmada pelo próprio Fraga ao UOL.

"Precisamos salvar o Brasil, e hoje nós sabemos que, pelo equilíbrio, pela competência, o nome que pode trazer uma mudança no país é o de Geraldo Alckmin", discursou o pré-candidato a governador, citando como exemplo a redução do índice de homicídios no estado de São Paulo.

Fraga então ofereceu um conselho --"o discurso da segurança pública ainda é o mais carente da sociedade"—e fez duas promessas. "Aqui em Brasília o senhor vai ter uma trincheira", declarou. "Nós vamos levar o seu nome para que o país possa respirar e ter uma segurança pública de qualidade", complementou.

Apesar do entusiasmo dos participantes da convenção, Fraga foi apenas citado nominalmente por Alckmin durante a saudação inicial às autoridades no seu discurso.

Coronel reformado da Polícia Militar, João Alberto Fraga Silva, 62, está no quarto mandato na Câmara e foi o deputado federal mais votado do Distrito Federal nas eleições de 2014. Recebeu 155.056 votos, mais de 10% do total.

Nas eleições desse ano, ele era até o início da semana pré-candidato ao Senado. A desistência de Jofran Frejat (PR) na disputa pelo governo promoveu a mudança. Para manter o PSDB na coligação, ele será o candidato e o deputado federal tucano Izalci Lucas tentará uma vaga ao Senado.

"Eu não posso perder o PSDB", justificou Fraga. A convenção que vai oficializar a coligação do DEM com os tucanos e o DEM está marcada para este sábado (4).

Fraga contou que telefonou para o amigo Jair Bolsonaro e que ele entendeu sua situação eleitoral. O presidenciável apoia outro postulante ao governo do Distrito Federal, o general da reserva Paulo Chagas (PRP).

Boato sobre Marielle

Em março, ele causou polêmica ao espalhar na internet o boato de que a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), assassinada no dia 14 daquele mês, foi casada com um traficante e tinha associação com o crime. 

Partido de Marielle, o PSOL apresentou representação por quebra de decoro parlamentar contra Fraga ao Conselho de Ética da Câmara, que decidiu arquivar o processo no fim de maio

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos