Projeto Comprova divulga número de WhatsApp para denúncias de boatos

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

Começam nesta segunda-feira (6) as operações do projeto Comprova, uma coalizão de 24 organizações brasileira de mídia, e da qual o UOL faz parte, formada para combater a desinformação e conteúdos enganosos disseminados na internet durante a campanha eleitoral.

O Comprova é coordenado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) a partir de uma iniciativa do First Draft, projeto do Centro Shorenstein da Harvard Kennedy School (EUA).

O objetivo é engajar eleitores no combate à desinformação (como as "fake news", notícias fraudulentas) durante a campanha e limitar a circulação de boatos infundados de teor eleitoral no WhatsApp e em outras redes. Por meio de um número de WhatsApp (11-97795-0022), o público poderá denunciar conteúdos suspeitos ou falsos relacionados às eleições e será encorajado a compartilhar com seus contatos a informação checada.

Os integrantes do Comprova checarão textos, imagens e áudios sem origem definida. A coalizão verificará o maior número possível de questionamentos, dando prioridade a conteúdos que se tornaram virais ou têm potencial de desinformar uma grande parte do eleitorado.

O interessado em enviar um material suspeito deve salvar o número 11-97795-0022 na lista de contatos de seu celular e então encaminhar uma mensagem com o pedido de checagem. Todos os conteúdos verificados pelo projeto estarão disponíveis no site projetocomprova.com.br em formato de ficha técnica. O material terá licença Creative Commons, ou seja, poderá ser republicado por qualquer veículo interessado, desde que com crédito ao Comprova e o conteúdo não seja alterado.

A utilização do WhatsApp como ferramenta para um projeto eleitoral é uma novidade para o First Draft, que já liderou o CrossCheck, seu projeto premiado com foco nas eleições francesas de 2017, e atuou em parceria com agências de verificação de fatos durante as eleições britânicas e alemãs.

Pesquisadores da Harvard Kennedy School investigarão os padrões de circulação de conteúdo enganoso. As descobertas ajudarão a informar a imprensa sobre as melhores práticas para combater a desinformação.

Projeto colaborativo

Para Daniel Bramatti, presidente da Abraji, abrir um canal de participação de usuários do WhatsApp é uma iniciativa que reforça e amplia o caráter colaborativo do projeto. "Como o WhatsApp não é uma rede aberta e seu conteúdo é criptografado, só com a ajuda dos usuários poderemos responder ao conteúdo enganoso que circula na plataforma", afirma.

"Com cerca de 120 milhões de brasileiros usando o WhatsApp, essa é a principal plataforma de comunicação para a maioria das pessoas no país. Assim, todo tipo de informação flui pela plataforma, incluindo a desinformação", diz Claire Wardle, que lidera o First Draft no Centro Shorenstein da Harvard Kennedy School.

O projeto pretende identificar e minar técnicas sofisticadas de manipulação e amplificação online. O fluxo de trabalho foi projetado para incentivar a investigação colaborativa entre as redações dos veículos, o que poderá continuar após as eleições.

Nenhum conteúdo poderá ser publicado até que três diferentes redações concordem com as etapas de verificação anexadas ao relatório sobre uma informação avaliada, em um processo conhecido como "crosscheck".

O público poderá acessar esses relatórios em uma central no site do Comprova, projetada para tornar mais fácil para as pessoas compartilharem as informações produzidas pelas redações participantes, seja pelo Facebook, Twitter ou WhatsApp.

As organizações de mídia envolvidas no Comprova são AFP, Band News, Band TV, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, Revista piauí, SBT, UOL e Veja.

O Comprova conta com o apoio do Projor, entidade que trabalha para fortalecer o jornalismo no Brasil. A Google News Initiative e o Projeto de Jornalismo do Facebook ajudaram a financiar o projeto, e ambas as empresas estão fornecendo suporte técnico e treinamento para as equipes envolvidas.

Também são parceiros Institucionais a ANJ (Associação Nacional de Jornais no Brasil); o escritório do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard; o Projor; a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado); a agência Aos Fatos e a RBMDF Advogados. Os parceiros de tecnologia incluem CrowdTangle, NewsWhip, Torabit, Twitter e WhatsApp.

Confira os canais de comunicação do Comprova:
WhatsApp: 11-97795-0022
Site: projetocomprova.com.br
Facebook: facebook.com/ComprovaBR
Twitter: twitter.com/comprova
YouTube: youtube.com/comprova

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