UOL, Folha e SBT farão debate presidencial em 26/9 e rodada de sabatinas
DO UOL, em São Paulo
-
Dario Oliveira/Estadão Conteúdo
Após reunião com representantes de nove partidos, UOL, Folha e SBT confirmaram nesta segunda-feira (6) a realização do debate com os candidatos à Presidência da República no próximo dia 26 de setembro, às 18h. Os veículos também farão uma nova rodada de sabatinas com os candidatos entre os dias 3 e 14 de setembro.
As empresas também sugeriram aos partidos a realização de um debate com os candidatos a vice. A data e as regras desse encontro ainda serão definidas.
O debate com os candidatos à Presidência da República terá duração de uma hora e quarenta e cinco minutos, será realizado nos estúdios do SBT, em São Paulo, com mediação do âncora do SBT, Carlos Nascimento, e contará com a presença de nove candidatos:
- Alvaro Dias (Podemos)
- Cabo Daciolo (Patriota)
- Ciro Gomes (PDT)
- Geraldo Alckmin (PSDB)
- Guilherme Boulos (PSOL)
- Henrique Meirelles (MDB)
- Jair Bolsonaro (PSL)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Marina Silva (Rede)
O debate será dividido em três blocos e será transmitido ao vivo pelo SBT, pelo UOL e pela Folha. Foram convidados os candidatos dos partidos com representatividade no Congresso (com ao menos cinco parlamentares), conforme determina a legislação eleitoral.
No primeiro bloco, candidatos perguntam para candidatos. No segundo bloco, jornalistas dos três veículos farão perguntas para os presidenciáveis e, no último bloco, haverá espaço para mais perguntas e entre os candidatos e também para as considerações finais.
Nova rodada de sabatinas
Após entrevistar cinco presidenciáveis no primeiro semestre, os três veículos farão uma nova rodada de sabatinas entre os dias 3 e 14 de setembro. Os candidatos serão entrevistados por jornalistas dos três veículos no estúdio do UOL, em São Paulo. A ordem das entrevistas foi definida por sorteio:
3/9 – Ciro Gomes (PDT)
4/9 – Marina Silva (Rede)
5/9 – Guilherme Boulos (PSOL)
6/9 – Luiz Inácio Lula da Silva
10/9 – Alvaro Dias (Podemos)
11/9 – Geraldo Alckmin (PSDB)
12/9 – Cabo Daciolo (Patriota)
13/9 – Jair Bolsonaro (PSL)
14/9 – Henrique Meirelles (MDB)
As sabatinas terão duração de uma hora e serão transmitidas ao vivo pelo UOL e pela Folha.
Participação de Lula
Advogados de UOL, Folha e SBT entrarão com recurso na Justiça Eleitoral e também no TRF-4 contra a decisão da Justiça de não permitir a participação de Lula nos debates e nas entrevistas. Se até a data dos eventos Lula tiver sua candidatura impugnada, o novo candidato do PT poderá participar.
Lula cumpre pena de 12 anos de um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Ele foi condenado em segunda instância e, pela lei da Ficha Limpa, está inelegível. A Justiça Eleitoral vai deliberar sobre o registro de candidatura do ex-presidente.