TSE aprova registro de candidatura de Marina Silva, da Rede

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Leonardo Martins/UOL

    Marina Silva e Eduardo Jorge se encontram com agricultores

    Marina Silva e Eduardo Jorge se encontram com agricultores

Em sessão nesta quinta-feira (23), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu aprovar o pedido de registro de candidatura a presidente da República de Marina Silva, da Rede.

O julgamento do registro de candidatura é uma das etapas legais da campanha. As candidaturas ao Planalto são julgadas pelo plenário do TSE.

A candidatura de Marina não sofreu contestações judiciais e foi aprovada por unanimidade pelos sete ministros do TSE. Marina também disputou a presidência nas eleições de 2010 e 2014, mas não conseguiu passar para o segundo turno nessas disputas.

Nesta quinta, também foram aprovadas as candidaturas a presidente de Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e João Amoêdo (Novo). Na sessão da última terça-feira (21), o TSE aprovou o registro de candidatura de Vera Lúcia (PSTU).

O julgamento dos registros de candidaturas pode ocorrer em datas diferentes para os 13 candidatos a presidente porque os pedidos foram apresentados em datas distintas e podem ocorrer diferenças no ritmo de tramitação dos processos, sob a responsabilidade de mais de um ministro do TSE.

Ainda não há data prevista para o tribunal julgar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quarta-feira (22) terminou o prazo para que fossem apresentadas contestações à sua candidatura. O TSE recebeu 16 pedidos para impedir Lula de concorrer à presidente, com base no argumento de que por ter sido condenado em segunda instância na Operação Lava Jato ele estaria proibido pelas regras da Lei da Ficha Limpa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos