"Ninguém, no meu governo, vai fechar estrada", diz Ciro sobre caminhoneiros

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta segunda-feira (3), durante a sabatina promovida pelo UOL, em parceria com a Folha e o SBT, que um eventual governo dele não vai tolerar fechamento de estradas e rodovias em greves como a dos caminhoneiros.

"Ninguém, no meu governo, vai fechar estrada para impedir pessoas doentes de transitar, ou impedir galinha de chegar viva", disse, sobre o risco de novas greves.

Nesse fim de semana, uma nota distribuída por uma entidade de caminhoneiros gerou apreensão ao convocar, por rede social e aplicativos de celular, uma nova greve para o dia 9. A convocação, feita pela UDC (União dos Caminhoneiros do Brasil), não foi reconhecida por outras entidades representativas dos caminhoneiros, como a Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) - a principal liderança da greve de maio - e sindicatos de diversas regiões do país.

Indagado sobre como agiria a fim de evitar novas greves, como a de maio, o pedetista se comprometeu com a agir "com autoridade" e deu um recado: "Atenção, caminhoneiros, se não quiserem votar em mim, está na hora de decidir".

Em seguida, prometeu uma "política de preços séria", em relação aos combustíveis, e disse compreender "o problema de um país que deixou que 70% suas cargas fossem transportadas". E enfatizou: "Mas ninguém, no meu governo, vai fechar estrada para impedir pessoas doentes de transitar".

O pedetista alegou que usaria sistemas de informação do governo federal para identificar quem, de fato, estaria por trás dessas paralisações.

"Porque 70% dos 70% não são caminhoneiros, são empresários que usam a linguagem da greve para fazer locaute, e esses daí a gente vai buscá-los no escritório de ar condicionado deles. Vai buscar com a Polícia Federal, e se for necessário, vou mandar prender", declarou, enfatizando que "locaute é crime no Brasil". "Não é porque sou danado, não, sou professor de direito. Quem transgredir a lei, vai preso, não tem conversa. Não sou dessa esquerdinha boboca, não, que fica alisando bandido", concluiu.

No cenário com o ex-presidente Lula (PT) na disputa, segundo o último Datafolha, Ciro aparece com 5% das intenções de voto para a Presidência. Já sem Lula na corrida, Ciro salta de 5% para 10%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

Sabatinas e debate

A ordem das sabatinas foi definida por sorteio. As próximas serão:

4/9 – Marina Silva (Rede)
5/9 – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)*
6/9 – Guilherme Boulos (PSOL)
10/9 – Alvaro Dias (Podemos)
11/9 – Geraldo Alckmin (PSDB)
12/9 – Cabo Daciolo (Patriota)
13/9 – Henrique Meirelles (MDB)
14/9 – Jair Bolsonaro (PSL)

* A princípio, quando das tratativas para as sabatinas, UOL, Folha e SBT convidaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato do PT a presidente e líder nas principais pesquisas de intenção de voto para o Planalto, e entraram com recurso na Justiça Eleitoral para poder entrevistá-lo. No entanto, preso desde abril em Curitiba na Superintendência da Polícia Federal, ele foi impossibilitado de dar entrevistas por decisão judicial. Além disso, na madrugada de sábado (1º), a candidatura de Lula foi barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O PT ainda hesita em indicar o nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para assumir cabeça de chapa, mas, caso a legenda formalize a troca, o novo candidato petista poderá participar da sabatina.

A parceria UOL, Folha e SBT também realizará um debate entre os candidatos no dia 26 de setembro e, em um eventual segundo turno, no dia 17 de outubro. Dividido em três blocos, o debate terá transmissão ao vivo pela TV aberta e nos sites do UOL e da Folha. Três jornalistas de cada veículo, assim como nas sabatinas, entrevistarão os candidatos. Foram convidados os candidatos dos partidos com representatividade no Congresso (com ao menos cinco parlamentares), conforme determina a legislação eleitoral.

Veja a íntegra da sabatina UOL, Folha e SBT com Ciro Gomes

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos