Barbalho tem 47%; Miranda 15% e Rocha,13% para governo do Pará, diz Ibope

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

  • Reprodução/Facebook

    30.ago.2018 - Helder Barbalho (MDB) participa de carreata em Santa Luzia do Pará

    30.ago.2018 - Helder Barbalho (MDB) participa de carreata em Santa Luzia do Pará

A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (17) mostra o candidato Helder Barbalho (MDB) liderando com folga a corrida para o governo do Pará. Ele tem 47% das intenções de voto.

Márcio Miranda (DEM), com 15%, e Paulo Rocha (PT), com 13%, estão em empate técnico logo atrás. Os candidatos Cléber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) aparecem com 2%, cada. Votos brancos e nulos somam 13%. Não sabem ou não respondeu marcam 8%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Esta é a segunda pesquisa Ibope no Pará sobre o cenário da eleição de outubro realizada a pedido da TV Liberal, afiliada à rede Globo no Pará. Foram ouvidos 812 eleitores em todo o Estado, entre os dias 13 e 16 de setembro.

Na pesquisa anterior, ocorrida entre os dias 15 e 19 de agosto, os candidatos apareceram com os seguintes percentuais: Helder Barbalho, 43%; Paulo Rocha, 13%; Márcio Miranda, 11%; Cléber Rabelo, 3%; Fernando Carneiro, 3%; votos brancos/nulos, 17%; não sabe/ não respondeu, 10%.

O Ibope também fez um levantamento na modalidade espontâneo (ao qual o pesquisador pergunta ao eleitor apenas em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação dos candidatos).

Na pesquisa espontânea, realizada entre 13 e 16 de setembro, Barbalho lidera com 27%; em seguida vem Miranda com 6% e Paulo Rocha tem 3%. Os candidatos Cléber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) não pontuaram. Os votos brancos/nulos marcam 13% e não sabe/ não respondeu somam 48%.

O levantamento divulgado hoje foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número PA-05447/2018 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08454/2018. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos