Toffoli elogia papel de militares em ações de segurança e nas eleições

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    17.set.2018 - O ministro Dias Toffoli durante café da manhã com jornalistas

    17.set.2018 - O ministro Dias Toffoli durante café da manhã com jornalistas

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, elogiou nesta segunda-feira (20) o trabalho das Forças Armadas em operações com foco na segurança pública e também no apoio para a realização das eleições.

No exercício da Presidência da República, em substituição temporária a Michel Temer (MDB), que viajou para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Toffoli participou de cerimônia no Palácio do Planalto para sanção de lei que  ampliou a licença-paternidade dos militares de 5 para 20 dias.

"Todos sabem, e penso que é público e notório, do meu respeito e admiração pelas Forças Armadas brasileiras", disse.

"Também muito importante o papel que as Forças desempenham nesse momento da nossa vida nacional e do processo eleitoral", afirmou Toffoli.

"E também a atuação que as senhoras e senhores têm tido na garantia da lei e da ordem no trabalho relativo à GLO [Garantia da Lei e da Ordem]", concluiu o ministro.

Em sua primeira sessão como presidente do STF, na última quarta-feira (19), Toffoli colocou em pauta a ação que garantiu a militares transferidos o direito a ocupar uma vaga em universidade pública caso não haja na localidade de destino o mesmo curso frequentado pelo militar em instituição particular na cidade de origem.

A decisão do STF foi citada pelo ministro durante o evento no Planalto. Toffoli afirmou que a decisão permitiu "àqueles que se dedicam a essa vida, que é uma vida que, todos nós sabemos, será uma vida de mudanças, de transferências" poder "formar-se e também formar aos seus filhos", disse o ministro.

Toffoli indicou como integrante da equipe que o assessora na presidência do Supremo o general da reserva Fernando Azevedo, ex-chefe do Estado-Maior do Exército. Azevedo atuará como assessor especial da presidência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos