Ciro diz que PT cultivou Bolsonaro; Haddad nega que sigla criou "monstro"

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Thiago Ribeiro/AGIF

    4.out.2018 - Ciro Gomes (PDT) participa do debate da TV Globo

    4.out.2018 - Ciro Gomes (PDT) participa do debate da TV Globo

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, criticou a ausência do adversário Jair Bolsonaro (PSL) no debate da Globo, realizado nesta quinta-feira (4), e disse que o capitão reformado do Exército "substituiu o PSDB" no cenário de polarização política, que seria um "produto do antipetismo".

Leia mais sobre o debate da Globo:

Em entrevista à imprensa após o debate, Ciro declarou que o crescimento de Bolsonaro e a consolidação de sua candidatura como representante à direita no espectro ideológico só ocorreu por interesse eleitoral do PT.

"O PT nunca quis conversar sobre nada e cultivou o Bolsonaro até hoje achando de forma oportunista e eleitoreira que ele [Bolsonaro] era o mais fácil de vencer", disse. "Bolsonaro é produto do antipetismo, que por sua vez é produto das contradições do PT."

Ao ser questionado sobre as declarações de Ciro, Haddad defendeu o partido e negou que o crescimento da candidatura do deputado federal seja responsabilidade do PT.

Nós não fizemos absolutamente nada para criar esse monstro. Pelo contrário. Esse obscurantismo vem desde 2010, com a campanha do PSDB [à Presidência]. Desde 2010, introduzindo temas artificiais e a maneira de abordá-los. Aborto, kit gay, maioridade penal. Temas criados artificialmente, fantasias

Haddad se defende de acusações de Ciro

O pedetista afirmou que a ausência do oponente do PSL é uma demonstração de que ele "não respeita regra nenhuma". "É um espertalhão. Nunca administrou um botequim dos pequenos e não se apresenta para o debate alegando que está sob ordem médica", completou. Bolsonaro não foi ao debate desta quinta, alegando recomendações médicas. Porém, ele concedeu uma entrevista à TV Record, que foi exibida exatamente no mesmo horário em que começou o debate na Globo.

Bolsonaro é um fascista

Ciro Gomes dispara contra o candidato do PSL, ausente no debate

A maioria dos jornalistas e alguns convidados não tiveram acesso ao estúdio onde ocorreu o debate. A emissora reservou uma sala com telões, e os concorrentes à Presidência, ao fim do evento, dirigiram-se ao local para entrevistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos