Frases do debate: Bonner atrapalhado, Bolsonaro na mira e bronca de Haddad

Do UOL, em São Paulo

A ausência de Jair Bolsonaro (PSL) e um tom mais agressivo adotado por Fernando Haddad (PT) marcaram na noite dessa quinta (4) para esta sexta-feira (5) o último debate de presidenciáveis do primeiro turno da campanha eleitoral de 2018. O evento foi realizado pela TV Globo nos estúdios da emissora no Rio.

Líder nas últimas pesquisas de intenções de voto do Ibope e do Datafolha, Bolsonaro alegou ter sido impedido por médicos de comparecer ao debate. Contudo, concedeu entrevista a uma das principais concorrente da TV Globo, a TV Record, em material levado ao ar no mesmo horário do debate. No último domingo (30), o bispo Edir Macedo, dono da Record, declarara apoio ao presidenciável do PSL.

Apesar de ausente ao debate da Globo, Bolsonaro e suas propostas renderam algumas das declarações mais incisivas de seus adversários no debate. Oficializado candidato do PT em 11 de setembro, no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva –com quase um mês, portanto, de campanha vigente --, Haddad também foi alvo de declarações mais enfáticas, ainda que em menor escala que debates anteriores.

Nem mesmo o jornalista William Bonner, mediador do debate, passou batido pelos candidatos ao cometer gafes que arrancaram falas mais descontraídas deles e gargalhadas da plateia.

Veja algumas das frases que marcaram o debate:

Reprodução/TV Globo

Nós estamos há meses fazendo uma campanha que está marcada pelo ódio. Faz 30 anos que esse país saiu de uma ditadura. Muita gente morreu, muita gente foi torturada, tem mãe que não conseguiu enterrar seu filho até hoje (...) Faz 30 anos, mas eu acho que a gente nunca teve tão perto disso que aconteceu naquele momento."

Guilherme Boulos, candidato à Presidência pelo PSOL

Thiago Ribeiro/AGIF

Para reduzir o Custo Brasil, é não eleger nem o PT, nem o Bolsonaro, porque nenhum dos dois vai resolver a crise. Podem é agravar a crise, isso sim."

Geraldo Alckmin, candidato à Presidência pelo PSDB

André Moreira/Folhapress

Você tem agora a oportunidade de olhar para o povo brasileiro e reconhecer os erros e você não faz, você reitera todos os erros cometidos. E ainda faz um elogio do mesmo jeito, como se pedir desculpas, como se reconhecer erros fosse um problema."

Marina Silva,  candidata à Presidência pela Rede, cobrando "auto-crítica" de Fernando Haddad (PT)

Thiago Ribeiro/AGIF

Ele [Bolsonaro] hoje está de alta e deu uma entrevista longa, muito maior do que o que nós estamos conversando aqui, cada um de nós vai falar dez minutos, e [Bolsonaro] fugiu."

Ciro Gomes,  candidato à Presidência pelo PDT, sobre entrevista de Bolsonaro à Record, e ausência em debate da Globo

Erbs Jr. /Folhapress

Se alguém foge do debate, se alguém se esconde, se alguém não aparece e só vai dar uma entrevista em uma situação de absoluto controle, e em uma situação amigável, significa que essa pessoa, na minha visão, não tem condições de administrar o país."

Henrique Meirelles, candidato à Presidência pelo MDB, também sobre a ausência de Bolsonaro

Marcello Dias/Folhapress
Ao final do programa, eu vou entregar a você a pergunta que você levará ao verdadeiro candidato do PT à Presidência da República. Porque o senhor aqui é apenas o representante dele, ele é o seu padrinho."

Alvaro Dias, candidato à Presidência pelo Podemos, sugerindo bilhete a Lula por meio de Fernando Haddad (PT)

Daniel Ramalho/AFP

Em primeiro lugar, eu acho que o senhor deveria ter mais compostura nesse debate, o senhor não respeita tempo, não respeita seus adversários, não respeita as regras do debate, faz brincadeira com coisa séria, coisa muito séria."

Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT, em resposta ao bilhete proposto por Alvaro Dias (Podemos)
Reprodução/Globo

A quem a senhora quer fazer a sua pergunta, candidata? Desculpe, perdão. Acabei de cometer o primeiro erro da noite. Antes, eu preciso fazer... ainda bem, fui salvo pelo ponto eletrônico, porque primeiro eu tenho que descobrir qual é o tema. É isso. Legislação trabalhista, não é um ano fácil, candidata."

William Bonner, jornalista da TV Globo e mediador do debate

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos