Pesquisas indicam Perillo, Sarney Filho e Frank Aguiar derrotados no Senado

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

  • Foto: Agência Brasil

Em pelo menos 16 estados, políticos conhecidos do eleitor podem ser derrotados neste domingo (7) e ficar fora de cargos legislativos em 2018, segundo as pesquisas de intenção de votos válidos mais recentes para o Senado.

Considerando os levantamentos feitos pelo Datafolha e pelo Ibope, ex-governadores, ex-ministros das gestões Temer e Dilma, senadores em busca da reeleição e celebridades do mundo artístico e esportivo não ficarão entre os dois primeiros colocados ou estão em situação de empate técnico e correm risco de cair.

Veja na lista abaixo os "famosos" que podem dar adeus a uma vaga no Congresso Nacional a partir de segunda-feira:

No Centro-Oeste, a maior surpresa fica por conta de Marconi Perrillo, que foi eleito governador por Goiás em 2006 e 2010, e de Cristovam Buarque, senador desde 2002 pelo Distrito Federal, que podem ficar fora de acordo com dados do Ibope:

  • Distrito Federal: Eleito senador desde 2002 e ex-governador entre 1995 e 1998, Cristóvam Buarque (PPS) tem 15% e está empatado tecnicamente em segundo lugar com Izalci (PSDB), com 17%. O resultado é o mesmo apresentado na pesquisa Datafolha. A liderança nas duas pesquisas é de Leila do Vôlei (PSB).
  • Goiás: Eleito governador do estado nas últimas duas eleições, em 2010 e 2014, Marconi Perillo (PSDB) tem 13% e está empatado tecnicamente em terceiro lugar com Lúcia Vânia (PSB), senadora desde 2003, que tem 19%. O ex-radialista e comentarista esportivo Jorge Kajuru (PRP) e Vanderlan (PP) estão na frente, com 24% cada. 
  • Mato Grosso do Sul: O ex-governador Zeca do PT (PT) tem 19% e está empatado tecnicamente em segundo lugar com Moka (MDB), que tem 15% e busca a reeleição. Líder do governo de Dilma no Senado, Delcídio Amaral (PTC) tem 10% e está empatado tecnicamente em terceiro com Moka. 

Na região Norte, o senador Romero Jucá está ameaçado, assim como dois ex-governadores, segundo levantamentos do Ibope:

Na região Nordeste, segundo o Ibope, nomes como o cantor Frank Aguiar, o ex-governador Cássio Cunha Lima e os ex-ministros Sarney Filho, Edison Lobão e Mendonça Filho têm chances de serem derrotados nas urnas

No Sudeste, os petistas Eduardo Suplicy e Lindbergh chegaram fortes no começo da campanha, mas estão ameaçados de terminarem derrotados, segundo os dados do Ibope e da Datafolha:

Na região Sul, o ex-governador Beto Richa começou bem a campanha, mas pode terminar fora do Senado:

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos