PF investiga vídeos de arma na urna e incitação a crime contra candidatos
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
-
Reprodução
Eleitor tira foto de arma ao lado de urna eletrônica durante votação
A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (10) ações em três estados para investigar possíveis crimes cometidos no dia da votação do primeiro turno, no último domingo (7).
Está na mira da PF um eleitor do Paraná que publicou em redes sociais um vídeo no qual ele aparece apertando as teclas da urna com uma arma. Além de porte ilegal de arma, o eleitor pode ter incorrido no crime eleitoral de violação do sigilo do voto.
Em Sergipe e São Paulo é investigado se houve incitação de crime contra os candidatos, em vídeos divulgados por eleitores. Em Sergipe, uma mulher é suspeita de incitamento ao assassinato do candidato Jair Bolsonaro (PSL) e, em São Paulo, um eleitor é investigado por afirmar que quem não vota no candidato do PSL mereceria ser estuprado.
Não há mandados de prisão sendo cumpridos.
As ações da PF integram o trabalho do Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral, instalado em Brasília para investigar crimes eleitorais e possíveis ameaças à segurança da eleição.