Bronca de Tralli, "marquetada" e "vitimização": frases do debate da Globo

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Adriana Spaca/Estadão Conteúdo

O último debate de segundo turno entre os candidatos ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), nessa quinta-feira (25), na TV Globo, começou morno e mais focado em propostas, mas descambou para o tom acusatório que marcou outros dois debates entre os adversários na semana passada.

As trocas de farpas geraram reações calorosas da plateia -- composta por aliados e assessores -- que acompanhou o debate no auditório. O mediador, o jornalista César Tralli, precisou intervir e pedir, em tom irritado, que os presentes se comportassem. 

Veja, a seguir, algumas das frases que marcaram o debate:

Nilson Fukuda/Estadão Conteúdo

Quero conhecer melhor a sua proposta de emprego, porque, aparentemente, você só conhece o seu próprio emprego, em 30 anos, como carreirista que você é

João Doria (PSDB), questionando o adversário sobre proposta para gerar empregos e questionando seus 30 anos na vida pública

Muitos nem me conhecem; elas (as pessoas) não querem é você, elas te rejeitam, porque você fez esse movimento de sair da Prefeitura, e é claro que frustrou as pessoas, é uma característica sua fazer as coisas todas meio marquetadas e depois não cumprir até o final.

Márcio França (PSB), citando a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, que mostra sua vantagem por 60% a 40% dos votos válidos entre moradores da capital 

Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

(Você) Colocou na secretaria do emprego uma pessoa do PT, um dos fundadores do PT, vulgo Martinha, aliás, o nome dele é Cícero Firmino, mais conhecido como Martinha. Que tipo de emprego você quer promover com uma pessoa do PT?...Eu não quero essa gente em São Paulo, por isso é que eu sou candidato, para evitar que você e os esquerdistas, o MST que apoia, você disse cinicamente que não sabe nem o que é, apoia você, declarou oficialmente, e o seu partido, não adianta falar do Paulo Skaf, é você que é o candidato, não é o Paulo Skaf, é você. Assuma, assuma que você é da esquerda e defende a esquerda. Eu sou contra a esquerda. Por isso sou Jair Bolsonaro em São Paulo, eu quero o bem do Brasil, e quero o mal do PT, chega.

Doria, tentando colar em França o rótulo da esquerda

Você recebeu recursos do PT. Quando o PT te interessava, você era PT também, agora o PT não te interessa, você muda do PT. Sempre assim, uma coisa de oportunista, não é? Você sabe, você recebeu recursos do governo, os financiamentos. Só na desenvolve São Paulo que falou, você recebeu mais de R$ 8 milhões de patrocínio nas suas revistas. Você acha que a população do campo rural quer saber se você faz uma revista chamada "Caviar"?

França, citando patrocínio estatal que teria sido dado a Doria para financiar revistas

Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

Márcio, sempre a retórica petista, esquerdista e tal, criando a vitimização.

Doria, em sua tréplica após ser indagado por França sobre a ida da Lide (empresa que dirigia) para o Paraguai no passado

Olhe, eu não sei porque você toda hora fala dessa história partidária, meu partido te ajudou, não é, nós ganhamos a Prefeitura juntos aqui, se você imagina um partido tão ruim, você convidou para fazer parte do seu governo?

França, referindo-se ao apoio que deu a Doria na candidatura à Prefeitura de São Paulo, em 2016

Adriana Spaca/Folhapress

Comigo, as pessoas têm que trabalhar, têm que ser produtivas, têm que ser eficientes e têm que ser honestas também para ocupar cargos públicos. É assim que vamos fazer no governo de São Paulo, colocar os melhores, os melhores em cada atividade, para ter produtividade, eficiência, modelos de gestão; aquilo que você (França) não gosta, mas é um modelo de gestão privado, que funciona bem, apoiando o funcionalismo público, valorizando os bons funcionários, aqueles que são corretos, que são honestos e que representam a imensa maioria.

Doria, respondendo sobre distribuição de cargos

Queria falar para você (Doria) deixar a população escolher o governador, não antecipa porque muita gente já antecipou, depois se estrepou aí com esse negócio, não é? Porque se você fala antecipado que já está eleito, que as pessoas, enfim, já decidiram, não é? Então, tira as das pessoas o direito delas poderem votar, as pessoas querem votar, têm esse direito.

França, criticando postura do tucano durante debate

Captura de tela/TV Globo

Plateia, plateia, por favor! Plateia, por favor, peço aos senhores que mantenham o silêncio em respeito a quem está em casa assistindo ao debate. Milhares de pessoas gostariam de estar aqui no lugar dos senhores, então, por favor, deem o bom exemplo e mantenham o silêncio.

Silêncio, silêncio! Plateia, por favor, são sempre os mesmos que falam, comentam e batem palma. Por favor, sabe? Se vocês querem ver o circo pegar fogo, não é aqui. Os candidatos estão fazendo de tudo para manter o nível do debate elevado, com propostas, então eu peço, mais uma vez, que os senhores se comportem. Não é educado com quem está em casa assistindo o debate.

César Tralli, mediador do debate, criticando os aplausos vindos da plateia ao término das declarações de Doria

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos