Análise: Forças Armadas podem servir como equilíbrio no próximo governo

Do UOL, em São Paulo

O apoio que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) receberá da polícia e das Forças Militares e a maneira como essas instituições se comportarão durante o próximo governo são motivos de preocupação para o blogueiro do UOL Leonardo Sakamoto. "Eu ficaria mais tranquilo com as Forças Armadas do que com as polícias".

"As Forças Armadas servirão como espécie de ação de equilíbrio. Eu me liguei que estou defendendo o Exército como ação de equilíbrio no processo, mas é verdade. Eles são muito mais racionais, eu prefiro muito mais um general que conheça ciência e tecnologia, do que uma pessoa que seja um aventureiro na área, como líder nessa área".

O também blogueiro do UOL Daniel Buarque salienta que esse apoio pode fazer com que Jair Bolsonaro enfrente uma oposição forte por parte da sociedade. Até pior do que a que o presidente Donald Trump tem nos Estados Unidos. "O Bolsonaro tem apoio nas forças policiais. Tanto na Polícia Federal como nas polícias militares estaduais. E daí, consequentemente, a maneira como ele pode vir a lidar com essa sociedade rebelde pode ser de uma natureza muito mais drástica do que aquela que o Trump utiliza nos Estados Unidos, que a dele é muito mais verbal. O Trump não tem essa rede de apoio nas polícias".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos