País terá "populista estridente" e "Trump do Brasil", diz mídia estrangeira

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Página da rede CNN, por volta das 21h deste domingo (28)

    Página da rede CNN, por volta das 21h deste domingo (28)

Jornais de diversos países davam destaque ao resultado das eleições presidenciais do Brasil na noite deste domingo (28), após Jair Bolsonaro (PSL) ser eleito no segundo turno. 

O jornal norte-americano "The New York Times" disse que o Brasil elegeu um "populista estridente de extrema-direita", e que Bolsonaro venceu "tocando em um profundo ressentimento com o status quo em um país assolado por criminalidade em alta e dois anos de turbulência econômica".

Leia também: 

O principal jornal dos EUA também disse que o deputado federal já "exaltou a ditadura militar, defendeu a tortura e ameaçou destruir, prender ou exilar seus adversários políticos". 

Em destaque no site da rede CNN, Bolsonaro foi chamado de candidato de "extrema-direita" e "Trump brasileiro": "Vitória do 'Trump do Brasil' encerra uma campanha violenta e polarizada", dizia o site da emissora. 

A reportagem dizia que o presidente eleito gerou controvérsia por causa dos seus comentários "misóginos, racistas e homofóbicos" e também já foi comparado ao presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte. 

Ele também foi caracterizado como de extrema-direita pelo jornal The Washington Post, que noticiou a vitória do deputado federal dizendo que ela marca "a mais dramática guinada do gigante da América Latina à direita desde o fim da era de ditaduras militares da Guerra Fria".

Para o jornal, Bolsonaro "demonizou oponentes e polarizou a nação com seu histórico de ofensas a mulheres, gays e minorias". O diário também destacou o histórico nacionalista do deputado, dizendo que ele "abraçou o livre mercado" durante a campanha eleitoral.

Argentina

Reprodução
Destaques na noite de domingo (28) no argentino 'La Nacion'

O resultado das eleições brasileiras também foi destaque na imprensa argentina. 

O jornal "La Nacion" cobriu em tempo real a votação e destacou a vitória de Bolsonaro no que chamou de "uma das eleições mais polarizadas da história" brasileira.

Em outro texto, a publicação destacou um "novo eixo Trump-Bolsonaro" que começaria a se consolidar na América Latina a partir da eleição do "ultradireitista" Bolsonaro. A publicação diz que há uma guinada de uma década de líderes populistas e de esquerda para novas lideranças, à direita e neoliberais.

O também argentino "Clarín" destacou a vitória de Bolsonaro em quase todos os estados do país e o discurso do presidente eleito, dado pouco após a confirmação dos resultados, em que prometeu mudança e respeito à Constituição. 

Europa

Reprodução
Página do jornal francês 'Le Monde'

No francês "Le Monde", também houve destaque para o discurso pós-vitória em que Bolsonaro prometeu respeitar a Constituição.

Outras matérias em destaque no site da publicação na noite deste domingo davam conta da "virada à extrema direita" no Brasil, ao programa "ultraliberal e anti-sistema" do presidente eleito e à possibilidade de um governo fascista, em uma análise do historiador Maud Chirio.

A eleição "do candidato de extrema-direita" Jair Bolsonaro também foi o principal destaque no site do jornal britânico "The Guardian", que acompanhou o desdobramento das eleições ao vivo ao longo deste domingo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos