Veja a íntegra das primeiras falas de Bolsonaro após ser eleito presidente

Do UOL, em São Paulo

Em sua primeira fala após ser eleito presidente do Brasil neste domingo (28), durante uma transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook, Jair Bolsonaro (PSL) citou a Bíblia e a Constituição e manteve ataques a esquerda. Depois, em uma transmissão para emissoras de televisão, o capitão reformado do Exército adotou um tom mais ameno e de união.

Em uma segunda transmissão feita pelas redes sociais, Bolsonaro disse que recebeu uma ligação do presidente norte-americano Donald Trump.

Análises

Veja e leia a íntegra dos dois discursos de Bolsonaro:

Transmissão no Facebook

"Eu quero nesse momento agradecer a Deus pela oportunidade, e mais ainda, agradeceu a Deus que, pelas mãos de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora (MG) e do hospital Albert Einstein em São Paulo, operaram um verdadeiro milagre, mantendo a minha vida. Um momento que eu jamais poderia esperar, mas que, graças a Deus, repito, foi superado. Com toda a certeza, ele reservou algo para mim e para todo nós aqui, no Brasil.

Esse primeiro contato meu, via live, deve-se ao respeito, à consideração e à confiança que tenho no povo brasileiro. E, também, só cheguei aqui porque vocês, internautas, o povo brasileiro, realmente vocês acreditaram em mim. 

Desde o começo, há 4 anos, nessa mesa, quando decidi disputar a presidência, eu sabia das dificuldades que eu teria pela frente. Mas, com 59 anos de idade na época, não podia pensar somente em mim, disputar mais um mandado de deputado federal, com toda a certeza sendo o mais votado do Rio, ou até mesmo me elegendo a senador da República. Depois dos 60, essa vontade se fez cada vez mais presente. Não por obsessão, não por querer ocupar a cadeira presidencial por um motivo pessoal. Ocupá-la, sim, para que juntamente com uma boa equipe, com boas pessoas ao meu lado, termos a certeza de mudar o destino do Brasil. Fizemos uma campanha, não diferente dos outros, mas como deveria ser feita, afinal de contas a nossa bandeira, o nosso slogan, eu fui buscar naquilo que muitos chamam de 'caixa de ferramentas para consertar o homem e a mulher', que é a bíblia sagrada.

Fomo em João 8:32 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

Nós temos que nos acostumar a conviver com a verdade. Não existe outro caminho se quisermos realmente a paz e a prosperidade. A verdade tem que começar a valer dentro dos lares até o ponto mais alto, que é a Presidência da República. O povo tem o direito de saber o que acontece em seu país. Graças a Deus, essa verdade o povo entendeu perfeitamente. Alguém, sem um grande partido, sem fundo partidário, e uma grande parte da mídia me criticando o tempo todo criticando, colocando-me, muitas vezes, próxima a uma situação vexatória naquilo que falavam a meu respeito e passou a acreditar em nós. E passou a ser, sim, integrante de um grande exército e sabia para onde o Brasil estava marchando. Não podemos mais flertar com o socialismo, comunismo, o populismo e o extremismo da esquerda. Somos os grandes vencedores desse pleito. E o que eu mais quero, seguindo os conhecimentos de Deus e ao lado da Constituição brasileira, inspirando-se em grandes líderes mundiais, com uma boa assessoria técnica e profissional, isenta de indicações políticas de praxe, continuar fazer um governo no ano que vem, que possa colocar realmente o nosso Brasil em um lugar de destaque.

Temos tudo para sermos uma grande nação. Temos condições de governabilidade. Todos os compromissos assumidos serão cumpridos. E fazendo um pequeno à parte (sic). Nada mais gratificante quando eu estive em Maracapuru, no coração do Amazonas, conversando com pessoas simples, mas com sede de conhecerem a verdade e conversar com alguém que realmente os tratava com respeito e consideração.

O meu muito obrigado a todos vocês pelo apoio, pela consideração, pelas orações e pela confiança. Vamos juntos mudar o destino do Brasil. Sabíamos para onde estávamos indo, agora sabemos para onde queremos ir.

Meu querido povo brasileiro, o meu muito obrigado pela confiança e, no momento, peço a Deus coragem para poder decidir o futuro [do brasileiro]. Estou muito feliz. E missão, não se escolhe e nem se discute, se cumpre. Nós, juntos, cumpriremos a missão de resgatar o nosso Brasil.

Um forte abraço a todos e fiquem com Deus!"

Discurso para as emissoras de televisão

"Muito obrigado. Primeiro agradecer a Deus que, pelas mãos de homens e mulheres da Santa Casa de Juiz de Fora bem como do Albert Einstein de São Paulo, me deixaram vivos. Com toda a certeza essa é uma missão de Deus. Estaremos prontos para cumpri-la. Meu muito obrigado a todos do Brasil por essa oportunidade. E, se me permite, eu gostaria de fazer a leitura do meu discurso da vitória.

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Nunca estive sozinho. Sempre senti a presença de Deus e a força do povo brasileiro. Orações de homens, mulheres, crianças, famílias inteiras que, diante da ameaça de seguirmos por um caminho que não é o que os brasileiros desejam e merecem, colocar o Brasil, nosso amado Brasil, acima de tudo. Faço de vocês as minhas testemunhas de que esse governo serei um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa, não de um partido, não é a palavra vã de um homem, mas é um juramento a Deus. A verdade vai libertar este grande país, e a liberdade vai nos transformar em uma grande nação.

A verdade foi um farol que nos guiou até aqui, e que vai seguir iluminando o nosso caminho.

O que ocorreu hoje nas urnas não foi a vitória de um partido, mas a celebração de um país pela liberdade.

O compromisso que assumimos com os brasileiros foi de fazer um governo decente, comprometido exclusivamente com o país e com o nosso povo. E eu garanto que assim o será.

Nosso governo será formado por pessoas que tenham o mesmo propósito de cada um que me ouve nesse momento. O propósito de transformar o nosso Brasil em uma grande, livre e próspera nação. Podem ter certeza que nós trabalharemos dia e noite para isso.

Liberdade é um princípio fundamental.
Liberdade de ir e vir, de andar nas ruas em todos lugares desse país.
Liberdade de empreender;
Liberdade política e religiosa;
Liberdade de informar e ter opinião;
Liberdade de fazer escolhas e ser respeitado por elas.

Este é um país de todos nós, brasileiros natos ou de coração. Um Brasil de diversas opiniões, cores e orientações.

Como defensor da liberdade vou guiar um governo que defenda e proteja os direitos do cidadão, que cumpre seus deveres e respeita as leis. Elas são para todos, porque assim será o nosso governo, constitucional e democrático.

Acredito na capacidade do povo brasileiro, que trabalha de forma honesta, de que podemos, juntos, governo e sociedade, construir um futuro melhor.

Esse futuro de que falo e acredito passa por um governo que cria condições para que todos cresçam. Isso significa que o governo federal dará um passo atrás, reduzindo a sua estrutura e a burocracia, cortando desperdícios e privilégios para que as pessoas possam dar muitos passos à frente.

Nosso governo vai quebrar paradigmas. Vamos confiar nas pessoas. Vamos desburocratizar, simplificar e permitir que o cidadão, o empreendedor tenha mais liberdade para criar e construir o seu futuro. Vamos desamarrar o Brasil.

Outro paradigma que vamos quebrar, o governo respeitará, de verdade, a federação. As pessoas vivem nos municípios, portanto, os recursos federais irão diretamente do governo central para os Estados e Municípios. Colocaremos de pé a Federação brasileira. Nesse sentido é que repetimos que precisamos de mais Brasil e menos Brasília.

Muito do que estamos fundando no presente trará conquistas no futuro. As sementes serão lançadas e regadas para que a prosperidade seja o desígnio dos brasileiros do presente e do futuro. Esse não será um governo de resposta apenas às necessidades imediatas. As reformas a que nós propomos serão para criar um novo futuro para os brasileiros. E quando digo isso falo com uma mão voltada para o seringueiro no coração da selva amazônica e a outra, para o empreendedor suando para criar e desenvolver sua empresa. Porque não existem brasileiros do Sul ou do Norte. Somos todos um só país. Somos todos uma só nação. Uma nação democrática.

O Estado Democrático de Direito tem como um dos seus pilares o direito de propriedade, reafirmamos aqui o respeito e a defesa desse princípio constitucional e fundador das principais nações democráticas do mundo.

Emprego, renda e equilíbrio fiscal é o nosso compromisso para ficarmos mais próximos de oportunidades e trabalho para todos. Quebraremos o ciclo vicioso do crescimento da dívida, substituindo-o pelo círculo virtuoso de menores déficits, dívidas decrescentes e juros mais baixos. Isso estimulará os investimentos, o crescimento e a consequente geração de empregos. O déficit público primário precisa ser eliminado o mais rápido possível e convertido em superávit. Este é o nosso propósito.

Aos jovens, palavra do fundo do meu coração: vocês têm vivido um período de incerteza e estagnação econômica. Vocês foram e estão sendo testados a provar sua capacidade de resistir. Prometo que isso vai mudar. Essa é a nossa missão. Governaremos com os olhos nas futuras gerações e não na próxima eleição.

Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas. Buscaremos relações bilaterais com países que possam agregar valor econômico e tecnológico aos produtos brasileiros. Recuperaremos o respeito internacional pelo nosso amado Brasil.

Durante a nossa caminhada de quatro anos pelo Brasil, uma frase se repetiu muitas vezes: Bolsonaro, você é a nossa esperança. Cada abraço, cada aperto de mão, cada palavra ou manifestação de estímulo que recebemos nessa caminhada fortaleceram o nosso propósito de colocar o Brasil no lugar que merece. Nesse projeto que construímos cabem todos aqueles que têm o mesmo objetivo que o nosso. Mesmo no momento mais difícil dessa caminhada, quando por obra de Deus e da equipe médica de Juiz de Fora e do Albert Einstein ganhei uma nova certidão de nascimento. Não perdemos a convicção de que juntos poderíamos chegar a essa vitória.

É com essa mesma convicção que afirmo ofereceremos a vocês um governo decente, que trabalhará verdadeiramente para todos os brasileiros. Somos um grande país e agora vamos juntos transformar esse país em uma grande nação. Uma nação livre, democrática e próspera. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

Muito obrigado!"

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos