Bolsonaro decide fundir Fazenda com Planejamento e Agricultura com Ambiente

Hanrrikson de Andrade e Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

  • Avener Prado/Folhapress

    O deputado Onyx Lorenzoni, Gustavo Bebianno, ex-presidente do PSL, e Paulo Guedes, futuro ministro, durante entrevista no Jardim Botânico após reunião com Jair Bolsonaro

    O deputado Onyx Lorenzoni, Gustavo Bebianno, ex-presidente do PSL, e Paulo Guedes, futuro ministro, durante entrevista no Jardim Botânico após reunião com Jair Bolsonaro

O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), decidiu manter a fusão de ministérios proposta durante o período eleitoral. Nas últimas semanas de campanha, o então candidato sinalizou que poderia recuar da promessa, em aceno a setores insatisfeitos com a junção das pastas.

O governo terá, portanto, um ministério da Economia, reunindo as atuais Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio, e outro com Agricultura e Meio Ambiente. 

A decisão foi anunciada após reunião de Bolsonaro com integrantes da sua equipe, como o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o economista Paulo Guedes e o advogado Gustavo Bebianno. O encontro ocorreu entre a manhã e a tarde desta segunda-feira (30), na casa do empresário Paulo Marinho, no Jardim Botânico, zona sul do Rio. Marinho foi eleito 1º suplente do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), um dos filhos de Bolsonaro.

Leia mais:

A configuração, com as mudanças, ficaria assim:

  • Três ministérios se fundem: Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio -> tornam-se um único ministério, da Economia;
  • Outros dois ministérios se fundem: Agricultura e Meio Ambiente -> um só ministério, ainda sem nome definido.

O vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), também participou do encontro e, ao sair, listou seis ministérios que, segundo ele, já estão absolutamente garantidos: Economia, Casa Civil, Defesa, Relações Exteriores, Saúde e Trabalho.

Até o momento, foram confirmados os nomes do general Augusto Heleno (PRP), para a Defesa, de Paulo Guedes, para o ministério da Economia, e do próprio Lorenzoni para a Casa Civil. Um quarto ministro praticamente certo é o astronauta Marcos Pontes para a Ciência e Tecnologia.

O general Mourão disse que não deve acumular a vice-Presidência com nenhuma pasta. "Isso é decidido já. Decisão minha. Ele me perguntou se eu queria, e eu disse que não era o caso", declarou ao UOL. "Porque eu acho que é preferível que eu fique numa posição mais independente, para assessor dele, e, na hora que ele precisar de um coringa para alguma coisa, ele tem à disposição."

'Não pode ter ativismo xiita ambiental no Brasil', diz Bolsonaro

Número de pastas ainda indefinido

Segundo Lorenzoni, o novo governo terá "15 ou 16" pastas. "Deveremos ter entre 15 e 16 ministérios. Há um processo de definição por parte do presidente em uma área muito importante. Esta definição ocorrerá na quinta ou na sexta-feira para permitir que, na segunda, a gente já tenha o desenho dos ministérios com capacidade de ser divulgado."

"Hoje foram decididos aí já alguns nomes. Houve um significativo avanço, em torno de 80% dos ministérios já estão definidos. Apenas por uma questão estratégica nossa, vamos passar os nomes um pouquinho mais para frente", declarou Bebianno, que presidia o PSL até segunda (29).

Mourão disse que a definição dos ministérios "está em cima da mesa para o presidente decidir", mas citou uma previsão um pouco diferente: "16 ou 17" pastas. O plano inicial de ter 15 pastas "ficou difícil", segundo Mourão. "O presidente já tem uma lista de nomes [de possíveis ministros] que ele está nesse momento fazendo a definição final. Acredito que nos próximos dias ele deva liberar mais alguns nomes."

Equipe vai antes para 'diagnóstico preliminar'

Para Lorenzoni, o encontro de hoje foi uma "reunião preparatória" e o processo de transição começa oficialmente amanhã. "Nós vamos levar amanhã os nomes dos novos técnicos que vão nos ajudar no recebimento dos números do atual governo, no conhecimento de todos os processos que estão em andamento no atual governo."

A ideia dele é voltar de Brasília no fim de semana com um diagnóstico preliminar, que será repassado a Bolsonaro. O presidente eleito e seu vice devem viajar à capital federal na terça-feira (6), para visitas institucionais e protocolares. A partir de segunda (5), a equipe de transição deve se instalar no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

Equipe nega recuos

Ao deixar a casa de Paulo Marinho, Onyx foi questionado sobre a razão pela qual, durante o segundo turno, a campanha havia sinalizado um recuo em relação a fusões ministeriais, como o da Agricultura e Meio Ambiente.

"Gente, não falou nem o Bolsonaro nem eu", respondeu ele. A reportagem do UOL lembrou, então, que Bolsonaro havia dito que estaria disposto a dialogar com a sociedade antes de definir pela fusão. "Mas ele não falou que não ia fazer."

"Ninguém recuou nada. A questão da agricultura, alimentação e meio ambiente é uma decisão desde os primeiros passos do plano de governo." A reportagem insistiu e questionou se a postura do então candidato a presidente teria sido fruto de pressão eleitoral. "Nunca vi isso. Você está dizendo uma coisa que eu nunca ouvi."

Depois de ser desautorizado por Guedes por ter falado publicamente, ontem, sobre os planos econômicos de Bolsonaro, Onyx fez questão de se posicionar ao lado do economista. "É um político falando de economia", comentou, mais cedo. A entrevista havia sido encerrada e o deputado federal já havia caminhado rumo à casa, quando viu que Guedes retomou sua fala. "Licença, tenho que ficar do lado dele", pediu Onyx a cinegrafistas.

Previdência neste ano ou em 2019?

Questionado se Bolsonaro determinou que a reforma da Previdência seja acelerada para que haja votação ainda no atual governo, Paulo Guedes disse que "do ponto de vista econômico, quanto mais rápido, melhor".

"Nós estamos atrasados. Essa reforma podia ter sido feita lá atrás já. Agora, evidentemente, existe um cálculo político", declarou. "O nosso Onyx, corretamente, não quer que, de repente, uma vitória nas urnas se transforme em uma confusão no Congresso", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos