MDB sonda Marta Suplicy para vice de Meirelles

Vera Rosa

De Brasília

  • Geraldo Magela/Agência Senado

A cúpula do MDB está sondando a senadora Marta Suplicy (SP) para ser vice na chapa de Henrique Meirelles à Presidência da República. Ex-petista, Marta ainda não tomou uma decisão sobre o seu futuro político e não foi à convenção do MDB que homologou a candidatura de Paulo Skaf (MDB) ao governo de São Paulo, no sábado passado, dia 28.

A campanha de Meirelles avalia que Marta, ex-prefeita de São Paulo pelo PT, ajudaria o ex-ministro da Fazenda a crescer em pouco tempo para cerca de 5% dos votos - hoje ele está estacionado em 1% nas pesquisas. Ter uma vice mulher é uma estratégia considerada fundamental pelo MDB para agregar votos. Atualmente, as mulheres representam 52% do eleitorado nacional.

Convenção lança Meirelles à Presidência

Apadrinhado pelo presidente Michel Temer, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles confirmou nesta quinta-feira (2) a candidatura à Presidência da República pelo MDB. Ele garantiu o mínimo de votos necessários em seu apoio em convenção nacional do partido realizada em Brasília e, assim, foi oficializado como candidato. Dos  419 votantes, 85% votaram "sim" pra Meirelles: foram 357 votos a favor da candidatura, 56 contra e seis em branco.

O ex-ministro foi oficializado sem a definição do nome para vice - ele estava em busca de uma mulher para o posto. Assim, a convenção delegou a escolha para a Executiva Nacional. Depois de 24 anos sem ter um cabeça de chapa na disputa, o MDB pode ter um vice do próprio partido na eleição presidencial.

O senador Romero Jucá (RR), presidente nacional do partido, afirmou ontem que ainda existem esforços finais para atrair a Meirelles siglas nanicas, mas descartou chances de ceder vaga na chapa. "Tem conversas, mas não para indicar vice", disse Jucá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos