Topo

Ministério Público vai acompanhar ações contra o nepotismo nos Três Poderes

Marcos Chagas <br/> Da Agência Brasil <br/> Em Brasília

23/10/2008 21h28

O Ministério Público Federal no Distrito Federal vai fiscalizar o cumprimento da súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a prática do nepotismo do Executivo, no Legislativo e no Judiciário. O órgão abriu hoje (23) um inquérito civil público para acompanhar as ações contra o nepotismo nos três Poderes.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, foram encaminhados ofícios aos presidentes da Câmara e do Senado, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), respectivamente, para que informem as ações já tomadas para fazer cumprir a determinação do STF.

Nesses casos, os ofícios foram enviados ao Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, que dará encaminhamento aos presidentes da Câmara e do Senado.

No caso do Executivo, o Ministério Público enviou ofício ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que também informe as medidas tomadas nas administrações diretas e indiretas.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, as autoridades do Legislativo e do Executivo terão 10 dias úteis, a partir da data do recebimento dos ofícios, para responderem aos questionamentos.