Topo

Governo promete que proposta da reforma política chega ao Congresso até final do ano

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

04/11/2008 12h55

O governo federal envia até o final do ano ao Congresso Nacional a proposta de reforma política. A decisão foi tomada em audiência no Palácio do Planalto entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Justiça, Tarso Genro, e de Relações Institucionais, José Múcio.

Para facilitar aprovação, ministros defendem discussão ponto a ponto
da reforma política

Os ministros José Múcio Monteiro e Tarso Genro defenderam nesta segunda-feira (03) que a discussão da reforma política seja feita de forma desmembrada


Também foram convidados para discutir o assunto parlamentares e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e da Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais).

"A visita foi extremamente importante. Firmamos uma agenda de trabalho exaustiva até o fim de novembro, para lapidar o projeto", disse o ministro da Justiça. Tarso Genro informou ainda que o projeto do governo acolhe cerca de 80% das demandas da sociedade.

A expectativa é de que os deputados e senadores avaliem o assunto no primeiro semestre de 2009. Coordenadora da frente parlamentar suprapartidária sobre a reforma política, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), adiantou que concorda com alguns pontos defendidos pelo governo. Entre lês: lista fechada, financiamento público de campanha e fim das coligações para cargos proporcionais. "Queremos fazer uma parceria com o governo. Há consenso da necessidade de que o tema seja discutido com a sociedade e o Congresso", afirmou Erundina.

O projeto de reforma política do governo federal está aberto à consulta pública. Quem quiser fazer sugestões e colaborar, deve acessar o site www.mj.gov.br. O prazo termina no dia 15 de novembro.