Paes anuncia secretário de Urbanismo e afirma intenção de revitalizar o centro do Rio

Júlio Trindade
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro (RJ)

Revitalização do centro, da zona portuária e da Leopoldina, também na zona central. Estas foram as principais tarefas atribuídas pelo futuro prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao novo secretário de Urbanismo, Sérgio Moreira Dias. O anúncio do novo membro da futura gestão foi feito na manhã desta quarta-feira (12) na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, zona sul da cidade.
  • Julio Trindade/UOL

    Sérgio Moreira Dias (à esquerda), é o novo secretário de Urbanismo da gestão Eduardo Paes (PMDB)



    Moreira Dias, 42, é engenheiro formado pela UFRJ e foi autor do projeto Rio Orla em 1990, que criou as primeiras ciclovias da cidade. "A urbanização vai voltar a pautar a cidade e, para isso, trabalhará integrada com a secretaria de Obras", afirmou Paes, que no seu projeto de revitalização da zona portuária, pretende montar seu futuro Gabinete nesta área. "Fiz o convite ao Sérgio (Moreira) para montar seu gabinete lá comigo."

    O futuro secretário de Urbanismo endossou as palavras de Paes em relação à necessidade de melhorias na região central da cidade. "Precisamos estimular as moradias próximas ao centro. Tem gente que perde 1h30 para ir e voltar do trabalho. Podemos fazer com que as pessoas façam o trajeto andando ou de bicicleta. Todas as grandes cidades do mundo valorizam sua área central."

    Sérgio Moreira também afirmou o desejo de construir ciclovias margeando as linhas 1 e 2 do metrô.

    Outros secretários
    Eduardo Paes já anunciou 13 secretários para compor a sua gestão. Na última terça-feira (11), o PT ficou com duas secretarias: o deputado federal Jorge Bittar vai dirigir a Secretaria de Habitação, enquanto o diretor da Escola de Formação Política da Alerj, Marcelo Henrique da Costa, administrará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

    Paulo Jobim Filho coordenará a Secretaria de Administração da cidade, já o médico Fernando William Ferreira será o novo gestor da Secretaria de Assistência Social.

    Para a Educação, quem assumirá será a paulista Cláudia Costin, enquanto Jandira Feghali (PC do B) ocupará a secretaria de Cultura. Eduardo Paes já havia confirmado também que o vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, controlará também a gestão da secretaria do Meio-Ambiente.

    Muniz já esteve à frente, entre 1987 e 1990, da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio-Ambiente) e comandou a Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas).

    Além dele, o novo prefeito do Rio já tinha confirmado também a criação da Secretaria Especial para a Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos de 2016, que será dirigida por Ruy César Miranda Reis.

    O primeiro nome escolhido por Paes foi o do deputado estadual Pedro Paulo (PSDB) para chefiar a Casa Civil. Em seguida, anunciou o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, Hanns Dohmann, para a Secretaria de Saúde.

    Rodrigo Bethlem foi nomeado para dirigir a Secretaria da Ordem Pública. O secretário de Transportes será o engenheiro da CET-Rio Alexandre Sansão Fontes.

    Paes nomeou ainda o advogado Fernando dos Santos Dionísio para a Procuradoria Geral do Município.

    Receba notícias do UOL. É grátis!

    Facebook Messenger

    As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

    Começar agora

    Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos