Rio recebe líderes do G20 sob a sombra de Trump
Este texto é parte da newsletter Pra Começar a Semana enviada para assinantes. Quer receber antes e diretamente no seu email? Inscreva-se.
********
A semana, que será cortada na quarta pelo feriado do Dia da Consciência Negra, começa com os principais líderes do mundo reunidos no Rio de Janeiro para o encontro de cúpula dos países do G20.
A reunião ocorre duas semanas após a eleição de Donald Trump, que já declarou oposição a algumas das iniciativas em discussão pelo grupo, como medidas de combate ao aquecimento global e taxação dos super-ricos.
Em Brasília, a expectativa é pela discussão dos destaques do projeto que modifica as regras das emendas parlamentares. Câmara e Senado aprovaram o texto-base na semana passada porque têm pressa em apresentar o texto ao STF, que suspendeu os repasses em agosto até que o Legislativo editasse medidas que garantissem transparência a rastreabilidade das verbas.
No esporte, a Seleção Brasileira de futebol volta a campo contra o Uruguai, na terça, para mais uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo, e o tenista Rafael Nadal se despede das quadras durante as partidas finais da Copa Davis, que ocorrem de quinta a domingo.
O Uruguai vai às urnas no domingo no segundo turno das eleições presidenciais. Os candidatos Yamandú Orsi, da Frente Ampla, e Álvaro Delgado, do Partido Nacional, estão em empate técnico, de acordo com as últimas pesquisas.
Veja outros destaques:
SEGUNDA, 18
Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. O presidente Lula e a primeira-dama Janja recebem os líderes e participam do lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.
Em Brasília, o plenário da Câmara dos Deputados deve terminar de votar a Proposta de Emenda Constitucional que amplia a imunidade tributária das igrejas.
O Senado deve votar os destaques do projeto das emendas parlamentares.
****************
TERÇA, 19
No segundo dia da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro ocorre a sessão sobre desenvolvimento sustentável e transição energética, encerramento dos trabalhos e a transmissão da presidência do Brasil para a África do Sul.
A zona do euro divulga dados sobre inflação ao consumidor do mês de outubro.
China divulga decisão sobre taxas de juros.
Pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, o Brasil enfrenta o Uruguai. Também jogam Colômbia x Equador e Argentina x Peru.
De hoje a domingo será disputada a Copa Davis, que marcará a despedida do tenista Rafael Nadal das quadras.
****************
QUARTA, 20
Feriado do Dia da Consciência Negra.
Lula recebe, em Brasília, em visita de Estado, o presidente da China, Xi Jinping.
****************
DOMINGO, 24
Uruguai realiza o segundo turno das eleições presidenciais. Disputam o cargo Yamandú Orsi, da Frente Ampla, e Álvaro Delgado, do Partido Nacional. As últimas pesquisas de intenção de voto mostram empate técnico entre os dois.
Pelo Mundial de Fórmula 1, os pilotos disputam o Grande Prêmio de Las Vegas.
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcio Francisco Zichia
Vão servir c Anja pros convidados?
Hélio Bella
DINHEIRO FÁCIL / CLIMA = O Trump não quer sustentar parasitas pendurados nas organizações que sobrevivem de clima, os quais prometem prometem prometem pouco fazem e primam por passar o chapéu para sustentar países exploradores, ineficientes e ONG"s que vivem de assistencialismo... em outras palavras = o dinheiro fácil acabou. Ele sempre foi transparente em relação ao tema, antes, durante a campanha e agora no programa de governo... em outras palavras = quer dinheiro = ao trabalho, chega de conversa mole. Avisem a esquerda/lha que se pronuncia nos encontros o volume de petróleo extraído por seu país, quanto ainda há p/ explorar e os decilhões de toneladas de carbono a serem produzidas... assim quem sabe baixa um pouco a hipocrisia e bobagem proferidas por inexperientes, não autorizados a falar, sem noção de ética e respeito ao próximo !
Maria Goretti Juliano Massuda
Têm que ficar à sombra do Trump mesmo. Um bando de molengas manipulados pela agenda globalista, abrem mão até do bem estar dos cidadãos dos seus países em função de agradar a minoria barulhenta…