Lula vai reunir ministros para avaliar impactos da crise mundial

Carolina Pimentel
Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir na próxima segunda-feira (24) todos seus ministros para discutir os impactos da crise financeira mundial.

O ministro José Múcio, da Secretaria de Relações Institucionais, informou que Lula pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que façam uma "longa exposição" para a equipe sobre o andamento da crise. A reunião deve ser realizada na residência oficial da Granja do Torto.

Sobre impasse criado com a devolução da Medida Provisória 446 ao governo pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, Múcio repetiu o discurso de que cabe agora ao Legislativo resolver o problema das entidades filantrópicas, já que a medida previa a renovação automática da concessão de certificado a essas instituições. "O que tínhamos que fazer encerrou ontem. Vamos ver o que o Senado vai fazer", reafirmou.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB- RR), estuda saídas para o impasse. Entre elas, a elaboração de um projeto de lei, votação de proposta semelhante à MP que tramita na Câmara ou a edição de nova medida provisória, antes da apreciação de seu recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão de Garibaldi.

Múcio participou na noite de hoje (20) da abertura do 6º Encontro de Cortes Supremas do Mercosul, no Palácio do Itamaraty. Garibaldi também esteve no evento. O ministro negou qualquer clima de constrangimento com o senador. "Não tem problema nenhum. Temos boas relações. Vamos conversar aqui", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos