Topo

Sem apoio do PMDB, Serraglio cita Obama como exemplo em carta a deputados

Piero Locatelli<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília (DF)

14/01/2009 16h27

Em carta enviada hoje a deputados, o candidato à presidência da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), retificou sua vontade de ser presidente da Casa mesmo com o apoio de seu partido ao deputado Michel Temer (PMDB-SP).

Na carta, ele cita o futuro presidente americano Barack Obama como exemplo. Segundo o deputado, se dependesse da vontade da cúpula do Partido Democrata, "Obama não teria sido presidente". Serraglio diz querer seguir o mesmo caminho mesmo sem a vontade da cúpula do seu partido.

De acordo com o deputado, sua candidatura segue o princípio da proporcionalidade da Casa: o fato de integrar a maior bancada do Congresso, segundo ele, legitimaria seu interesse ao cargo.

Na carta, o deputado também pede a diminuição das Medidas Provisórias, para que os deputados possam "legislar melhor". Serraglio também fala que fará "documentários na TV sobre obras construídas e entidades beneficiadas com nossas emendas". Isso, segundo ele, ajudaria a reduzir a taxa de deputados que não se reelegem. "Em cada eleição, mais de 200 deputados não se reelegem. Vamos reduzir isso para menos de 100, como ocorre nos parlamentos do mundo", escreve o deputado em trecho da carta.