Topo

Em telefonema de despedida, Lula convida Bush para pescar

Piero Locatelli<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília (DF)

19/01/2009 16h11

O ainda presidente dos EUA, George W. Bush, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para despedir-se, hoje, às 13h. Bush passa o cargo amanhã (20) para Barack Obama.

Blog do Sérgio Dávila

Amigo é coisa para se guardar: entre os líderes estrangeiros para quem o ainda presidente George W. Bush ligou hoje para se despedir está o brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva. Apesar da diferença de biografia, os dois tiveram uma proximidade legítima, que ultrapassou a máquina de relações públicas habitual do Itamaraty

Na ligação, que durou 10 minutos, não foi discutido nem política nem a crise. Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, a conversa teve um tom amigável.

O presidente Bush convidou Lula a fazer uma visita ao Texas. Em resposta, o presidente brasileiro convidou Bush para pescar no Brasil.

Segundo o porta-voz, esses convites já haviam sido feitos em outras oportunidades, e os presidentes somente reiteraram isso hoje.

Bush falou para Lula que foi uma honra servir aos Estados Unidos durante os últimos oito anos e que sai realizado dos seus dois mandatos.

Ele expressou gratidão aos seus amigos e em especial ao presidente Lula. O presidente brasileiro, por sua vez, falou que foi um privilégio a parceria entre os dois países nos últimos seis anos.