Topo

Ficha Limpa: Fernão (SP) e Coronel Macedo (SP) têm novas eleições neste domingo

Do UOL, em São Paulo

07/04/2013 06h00

Os 1.574 eleitores de Fernão (384 km de SP) e os 4.413 de Coronel Macedo (345 km de SP) voltarão às urnas neste domingo (7) para escolher um novo prefeito.

As eleições de outubro do ano passado foram anuladas depois que os candidatos mais votados foram condenados pela Lei da Ficha Limpa. Emerson Marcelo Baraldi (PSDB), que recebeu 53,1% dos votos em Fernão, foi condenado por crime contra a economia popular. José Carlos Tonon (PDT), votado por 54,23% dos eleitores em Coronel Macedo, foi condenado por compra de votos há 16 anos.

Nenhum dos dois chegou a assumir as prefeituras em 2013. Pela lei, uma nova eleição deve ser marcada quando o político cassado obtém mais de 50% dos votos --nesses casos, quem assume interinamente o cargo de prefeito é o presidente da Câmara Municipal.

A disputa em Fernão está sendo travada por dois candidatos: Altemar Canelada Campos (PTB), da coligação “Renovar Fernão” (PP, PTB, PPS, PV, PSDB, PSD), e Adelcio Aparecido Martins (PR).

Já os eleitores de Coronel Macedo terão que escolher entre Helinton Eduardo Ferruda Veiga (PTB), da coligação “Coronel Macedo para Todos” (PTB, PR, DEM, PSB, PV, PSD, PP, PDT), e Edivaldo Neres de Meira (PSDB), da coligação “Por uma Coronel Macedo Mais Justa” (PRB, PT, PMDB, PPS, PSDB).

SALÁRIOS DOS PREFEITOS DE CAPITAIS

  • Clique na imagem e saiba quanto eles ganham

Somente poderão votar os eleitores inscritos nesses municípios até 7 de novembro de 2012. Aqueles que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição devem procurar o cartório eleitoral até o dia 29 de abril para pedir a justificativa.

As eleições municipais de 2012 entraram para a história como a primeira eleição realizada sob a Lei da Ficha Limpa, que impede o registro de candidaturas de políticos já condenados por órgãos colegiados (mais de um magistrado) --até então, só estava impedido de concorrer a um cargo eletivo quem tivesse condenação em última instância, sem chance de recurso.

São abrangidos pela Lei da Ficha Limpa os crimes eleitorais, contra o patrimônio público e contra o sistema financeiro, bem como os crimes de abuso de autoridade e de lavagem ou ocultação de bens, entre outros. Nesses casos, o político condenado fica inelegível por oito anos após o cumprimento da pena pelo crime.

Eldorado

Os 11.916 eleitores de Eldorado (243 km de SP) também voltarão às urnas neste domingo. Valmir Beber (PMDB), candidato que recebeu 67,41% do votos em outubro passado, teve seu registro de candidatura cassado por falta de domicílio eleitoral e de filiação partidária anterior a um ano da eleição.

Concorrem nestas eleições suplementares os candidatos Dinoel Pedroso Rocha (PV), da coligação “Juntos por um Novo Eldorado” (PV, PT); Donizete Antonio de Oliveira (PTB), da coligação “Sempre Juntos por Eldorado” (PTB, DEM, PDT, PSB); Eduardo Frederico Fouquet (PMDB); e Fernando Claudio de Freitas (PSDB).

Também só poderão votar os eleitores inscritos até 7 de novembro de 2012.