Topo

Investigados em Santa Catarina negam envolvimento com fraudes

Vinícius Segalla e Guilherme Balza

Do UOL, em Blumenau (SC) e em São Paulo

30/04/2013 06h00Atualizada em 10/05/2013 19h40

O UOL tentou entrar em contato com todas as pessoas envolvidas na suposta Máfia do Asfalto em Santa Catarina

João Paulo Kleinubing (PSD), ex-prefeito de Blumenau e atual presidente do Banesc (banco estatal de Santa Catarina), afirmou, por meio de nota, emitida no final do mês passado, que jamais ordenou a confecção de qualquer documento fraudado, ao contrário do que dá a entender seu diálogo por telefone com o então secretário de Obras, Alexandre Brollo.

Entenda o esquema

"Nenhum contrato foi assinado com data retroativa. Todos os contratos assinados com o Badesc aconteceram dentro dos prazos previstos em lei e as datas comprovam isso. Nenhum documento foi fraudado. Existem informações equivocadas e não efetivamente confirmadas que dizem o contrário, mas não conferem com a realidade dos fatos. Os contratos atenderam a forma da lei", diz a nota do atual presidente do Badesc.

SAIBA MAIS SOBRE BLUMENAU

A reportagem perguntou também se Kleinubing tem conhecimento do esquema de corrupção que estaria instalado no município de Blumenau durante sua administração. Kleinubing afirmou que, até o momento, não foi comprovada a existência de qualquer irregularidade na Prefeitura de Blumenau durante a sua administração (2005 a 2012), exatamente o período em que MPE enquadra suas investigações.

"Ninguém foi indiciado e também não foi oferecida denúncia contra qualquer pessoa. Isto ocorre porque não houve qualquer tipo de fraude ou superfaturamento nas ações da Prefeitura de Blumenau. A Companhia Urbanizadora de Blumenau pertence à Prefeitura e a sua contratação através de dispensa de licitação é perfeitamente legal."

"Além disso, a URB sempre praticou preços menores que o mercado. Todos os serviços contratados junto à URB sempre estiveram abaixo dos preços praticados no mercado e também abaixo dos preços de referência oficiais apresentados nas tabelas federais SICRO e SINAP e o estadual DEINFRA. Não houve desvio e nenhum contrato foi assinado acima dos preços de referência, pelo contrário. Em todo o processo, o Ministério Público jamais apresentou perícia que comprove a alegação de superfaturamento. Qualquer perícia iria comprovar os preços praticados abaixo dos valores de mercado", diz a nota do ex-prefeito.

Sobre os indícios de que funcionários municipais da confiança do então prefeito seriam os comandantes do esquema de desvio público, Kleinubing afirmou que "desconhece o assunto e jamais foi questionado sobre o tema".

Em 1º de maio, Kleinubing, em entrevista ao UOL, se queixou do "julgamento da mídia". 

"De tudo o que está nas gravações, só tem uma coisa que me arrependo. Peço desculpa por ter usado palavrões. Acho que a sociedade não merece ouvi-los. De resto, quero dizer que não houve fraude em Blumenau, nem contrato assinado com data retroativa [da conversa de 5 de julho de 2012]. Portanto, só mesmo os palavrões podem ofender", disse em entrevista ao UOL.

Já o ex-secretário de Obras de Blumenau Alexandre Brollo falou com o UOL no dia 3 de maio. Ele disse que está "secando por dentro". "Estou de pé apenas para provar minha inocência, porque o golpe na minha carreira foi muito forte." Ele chorou três vezes durante a conversa com a reportagem do UOL, em uma cafeteria, na qual se disse "um homem que ajuda a todos que pedem, sou amigo".

Ele foi flagrado em uma conversa interceptada com autorização judicial dizendo que o "povo tem que se foder".

ex-presidente da URB Eduardo Jacomel é procurado pelo UOL por e-mail, telefone e redes sociais desde o início da publicação da série de reportagens sobre a Máfia do Asfalto em Santa Catarina, em 30 de abril, mas ele não respondeu à reportagem.