Topo

Na véspera do "recesso branco", Câmara encerra sessão por falta de quórum

Do UOL, em Brasília

17/07/2013 13h14

No último dia antes do "recesso branco", a Câmara dos Deputados encerrou a ordem do dia na manhã desta quarta-feira (17) por falta de quórum.

Pela Constituição, o recesso parlamentar de meio de ano (de 18 de julho a 31 de julho) só pode acontecer se a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) for aprovada até 17 de julho – prazo que não será cumprido neste ano. Mesmo assim, Câmara e Senado não devem trabalhar no período.

A ordem do dia de hoje previa a votação nominal do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 824/13, que ratifica acordo de cooperação turística entre o Brasil e a República de Camarões, mas vários partidos entraram em obstrução e não houve votação.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), propôs a retirada de pauta do projeto argumentando que o texto envolve financiamento internacional e por conta disso precisaria “de mais tempo para ser analisado”. Rejeitado o requerimento de retirada de pauta, Bueno solicitou a votação pelo processo nominal, o que provocou o fim da ordem do dia por falta de quórum.

Por volta das 13h, o placar eletrônico da Câmara registrava a presença de 360 deputados, mas o plenário já estava vazio.

Pelo PDC 824/13, os dois países poderão criar um comitê conjunto para estabelecer o programa de trabalho da parceria na área de turismo e buscar financiamento externo em organizações internacionais para viabilizar as ações.

(Com Agência Câmara)