Topo

Câmara instala comissão externa para investigar Petrobras

Da Agência Câmara, em Brasília

02/04/2014 12h24

A comissão externa da Petrobras reúne-se pela primeira vez na próxima terça-feira (8), às 10 horas. O grupo -- instalado nesta quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) – vai acompanhar a investigação de denúncias de que a empresa holandesa SBM Offshore pagou propina a funcionários da estatal brasileira.

O colegiado foi criado após uma disputa política entre o governo e a oposição no plenário da Câmara dos Deputados. Segundo a oposição, há denúncias de que a empresa SBM Offshore pagou propina a funcionários de petroleiras de diversos países, entre as quais a Petrobras, para conseguir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre os anos de 2005 e 2012.

O coordenador da nova comissão, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), adiantou que a comissão deve visitar a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União e o Ministério Público. Os parlamentares integrantes da comissão também devem ir à Holanda, mas ainda não há data marcada para a viagem.

Quintella Lessa ressaltou que os trabalhos da comissão devem auxiliar a investigação que será desenvolvida pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Petrobras criada no Senado. O parlamentar lembrou ainda que não há prazo para a comissão externa encerrar seus trabalhos.

Na Câmara, a oposição continua recolhendo assinaturas para criar uma CPI mista para investigar a Petrobras. Nesta manhã, o líder da Minoria na Câmara, Domingos Sávio (PSDB-MG), afirmou que já tem 175 assinaturas de deputados para criar a CPI mista.