Topo

Preciso muito da energia de vocês, diz Graça Foster em cerimônia em PE

Carlos Madeiro

Do UOL, em Ipojuca (PE)

14/04/2014 12h57Atualizada em 14/04/2014 14h24

A presidente da Petrobras, Graça Foster, aproveitou a visita ao Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca (Região Metropolitana do Recife) nesta segunda-feira (14), para pedir “força” aos funcionários da indústria naval.

A Petrobras é alvo de denúncias e de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que pode ser instalada no Congresso nesta semana. Nesta terça-feira (15), Foster deverá ir a uma audiência pública no Senado dar explicações.

“Acreditamos na Petrobras, acreditamos na Petrobras mil vezes, e certamente amamos o nosso país. Nesse momento, preciso muito da energia de todos vocês”, afirmou ao encerrar o discurso.

Em Pernambuco, Foster, ao lado da presidente Dilma Rousseff, participa da cerimônia alusiva à viagem inaugural do navio Dragão do Mar e do batismo do navio Henrique Dias, no estaleiro Atlântico Sul.

Na saída, a presidente da Petrobras não quis falar com os jornalistas, que a abordaram para perguntar sobre que tipo de força os trabalhadores da empresa poderiam dar.

Foster foi muito aplaudida quando foi anunciada pela plateia, formada por trabalhadores do estaleiro Atlântico Sul. Mais cedo, os funcionários exibiram uma faixa com os dizeres: “Dilma, conte conosco.”

A presidente da Petrobras ainda aproveitou para defender a retomada indústria naval e a extração de petróleo.

“A gente pega o jornal e tem muitas noticias boas. E uma me chamou a atenção, no dia 10 de abril. Peguei a revista 'Portos e Navios' e vi uma matéria interessante que chamava 'enxurrada de contratos', das grandes contratações que a Petrobras tem feito. Hoje temos o orgulho de falar a vocês, que de 2013 a 2020, 100 bilhões de dólares já estão comprometidos com a indústria naval off share, 70% fazem parte da indústria nacional”, disse.

“Vamos produzir mais petróleo. Serão 3,2 milhões de barris por dia, e isso já está contratado. Temos maior reserva de que avaliamos na época de partir para aquele bloco, aquela locação”, afirmou.